Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Economia Domingo, 27 de Setembro de 2020, 08:31 - A | A

Domingo, 27 de Setembro de 2020, 08h:31 - A | A

Imposto

Alguns tributos foram adiados ou suspensos durante a pandemia

O objetivo do governo foi reduzir prejuízos

Laryssa Maier
Capital News

José Cruz/Agência Brasil

Caixa inicia na quinta pagamento do PIS

Diversos estados estão tomando ações para adiar o pagamento de tributos locais

Para reduzir o prejuízo, o governo adiou e até suspendeu diversos pagamentos no período da pandemia. Tributos e obrigações, como o recolhimento das contribuições para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foram parcelados para depois.

 

Em alguns casos, também é possível renegociar. Graças a resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN), os principais bancos estão negociando a prorrogação de dívidas. Os agricultores e pecuaristas também poderão pedir o adiamento de parcelas do crédito rural.

 

Além do governo federal, diversos estados estão tomando ações para adiar o pagamento de tributos locais e proibir o corte de água, luz e gás de consumidores inadimplentes. No entanto, consumidores de baixa renda estão isentos de contas de luz por 150 dias em todo o país. Em alguns casos, a Justiça tentou agir. No início de abril, liminares da 12ª Vara Cível Federal em São Paulo proibiram o corte de serviços de telefonia de clientes com contas em atraso, mas a decisão foi revertida dias depois.

 

Alguns acordos já expiraram, como o acerto entre Agência Nacional de Saúde (ANS) e algumas operadoras para que os planos não interrompessem o atendimento a pacientes inadimplentes até o fim de junho. De acordo com Agência Brasil, outras medidas foram renovadas, como a proibição de cortes de luz, prorrogada até o fim de julho pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS