Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020, 09h:36

Conheça 5 profissões que trabalham na preservação do meio ambiente

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Confira as diferentes possibilidades de trabalho para quem se interessa pelo assunto

Divulgação

ColunaEducaçãoECarreira

Cuidar do meio ambiente inclui reciclar o lixo, comprar de pequenos produtores e controlar os gastos de recursos naturais, mas vai além disso. De maneira prática, muitas profissões exercem um papel crucial na preservação do meio ambiente, mantendo sob cuidado espécies ameaçadas, garantindo que leis ambientais sejam seguidas corretamente pelas empresas e pensando em alternativas sustentáveis para os processos do dia a dia.

Para quem gosta de estudar esse tipo de assunto, é possível escolher entre uma lista vasta de opções de profissões que trabalham direta ou indiretamente com o meio ambiente, seja por meio de pesquisa em laboratório, serviços de consultoria para empresas, estudos e avaliação de campo, entre outras. Confira cinco profissões ligadas à preservação ambiental.

Engenharia Ambiental
Aqui, o profissional analisa os problemas ambientais de maneira integrada, levando em consideração aspectos ecológicos, sociais, tecnológicos, entre outros, ao mesmo tempo em que tem como objetivo o desenvolvimento econômico, respeitando os limites da exploração dos recursos naturais. Além disso, ele desenvolve técnicas sustentáveis para administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo.

Engenharia de Energia
Esse ramo tem um grande impacto na sustentabilidade, já que sua função principal é otimizar o aproveitamento das fontes primárias de energia, por meio de um processo extenso de planejamento, análise, transmissão e até mesmo o desenvolvimento de sistemas de geração, para maximizar a produção de energia com o menor custo ambiental.

Engenharia Florestal
Esse profissional é voltado para a análise e o estudo de florestas e de seu ecossistema, assim como o potencial de uso da floresta. Uma de suas principais funções é estudar o aproveitamento sustentável dos recursos florestais, pensando em maneiras que preservem a floresta e suas características.

Geofísica
Sua função é avaliar e estudar regiões, incluindo composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. Ele também pode estar ligado com o mapeamento dos principais elementos do sistema petrolífero, criando mapas regionais, por meio da integração de dados geológicos e geofísicos.

Gestão Ambiental
Sua função é de cunho social e administrativo, utilizando o conhecimento na área para garantir o uso responsável dos recursos naturais, assim como a preservação do meio ambiente. Normalmente, o profissional da área atua dentro de empresas, fazendo o papel de consultor para assegurar que as leis e recomendações ambientais sejam seguidas.

Como decidir uma carreira
O processo de definir uma carreira geralmente é complexo, principalmente porque essa etapa acontece logo em um período conturbado da vida acadêmica do jovem. Com tantas opções de cursos, é fácil se sentir desorientado e inseguro em relação à graduação ou à área escolhida. Algumas estratégias podem ajudar nesse momento, como uma pesquisa profunda em relação aos cursos ministrados e diferentes universidades, consulta sobre os diferentes campos de trabalho e realização de um teste vocacional.

Outra dica importante é conversar com profissionais da área escolhida e entender melhor como funciona a dinâmica do dia a dia, mercado de trabalho, exigências para vagas, entre outras informações que podem ser muito úteis para pessoas interessadas em exercer as mesmas tarefas.