Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 28 de Julho de 2020, 14h:55

Justiça manda fornecer água para reserva indígena de Dourados

Deputado estadual Barbosinha celebra decisão que determina fornecimento por parte da Sesai

Hélder Rafael
Capital News

Divulgação

Justiça manda fornecer água para reserva indígena de Dourados

Justiça manda fornecer água para reserva indígena de Dourados

O deputado Barbosinha (DEM-MS) celebrou decisão que determina o fornecimento, imediato, de água nas aldeias indígenas de Dourados.  De acordo com a deliberação da Justiça Federal, a União, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) deve fornecer água nas aldeias do município por meio de caminhão-pipa, todas as vezes que faltar água.

 

A determinação judicial estabelece que a água deve ser disponibilizada aos indígenas imediatamente e todas as vezes que houver necessidade, em 100% da reserva. A medida atende a uma ação do Ministério Público Federal.

 

Em abril deste ano o deputado douradense já havia pedido providências para sanar o problema de falta de água nas aldeias. Barbosinha protocolou indicação, na Assembleia Legislativa, solicitando a regularização do fornecimento de água nas Aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados; cobrou providências do poder público e encaminhou ao Ministério Público Federal documentos que comprovam a grave situação vivida pelos indígenas.

 

Recorrente nas aldeias de Dourados, o problema da falta de água ganhou um aliado. “As famílias ficam semanas sem o fornecimento de água tratada, o que está acarretando em diversos transtornos e colocando em risco a saúde de toda aquela comunidade indígena. Neste período de pandemia a água ainda é mais necessária para a higiene pessoal e eles não estavam tendo este bem precioso e vital para todo ser humano”, explicou Barbosinha.

 

Barbosinha espera que a decisão seja estendida a toda comunidade indígena de Dourados que sofre com o desabastecimento de água, e o precedente também seja usado para outras aldeias que vivem o mesmo problema.