Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 01 de Junho de 2020, 16h:33

Sete mil pessoas passam por barreira sanitária em Dourados

Apesar da movimentação no fim de semana, não houve registro de casos suspeitos

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Barreira Dourados

Não houve registro de caso suspeito de pessoas que passaram pela barreira sanitária

O aumento de casos confirmados da covid-19 em Dourados fez a Prefeitura Municipal implantar barreira sanitária em uma das entradas área urbana da cidade. O ponto escolhido foi o início da avenida Presidente Vargas, que dá acesso à MS-156 que liga Dourados à Itaporã e, apenas no último fim de semana, mais de sete mil pessoas foram inspecionadas, mas não houve registro de casos suspeitos. 

 

Atuam na barreira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Guarda Municipal e Secretaria de Serviços Urbanos. Eles aferiram a temperatura das pessoas que passaram pelo local por meio de termômetro digital infravermelho e fizeram entrevistas para identificar possíveis sintomas de contágio pelo coronavírus.

 

Conforme dados do Núcleo de Atenção Básica, na sexta-feira (29), cerca de 2.500 pessoas foram interceptadas, sendo que destas uma média 2.400 estavam em veículos, 100 eram ciclistas, três estavam em carroças e 20 estavam a pé. Não foram identificadas pessoas com sintomas da doença durante as avaliações naquele dia.

 

No sábado (30), um total de 3.240 pessoas foi inspecionado na ação. Os dados apontam que foram interceptados 1.540 carros de passeio, 38 ônibus, 122 carretas/caminhões, 264 motocicletas, 66 bicicletas, 52 caminhonetes, 12 carroças, sendo que 48 pessoas estavam a pé. Nenhuma pessoa abordada apresentava sintomas gripais.

 

No domingo, 1.780 pessoas foram inspecionadas. Foram interceptados 822 carros de passeio, sete ônibus, 31 carretas e caminhão, 154 motocicletas, 32 caminhonetes, seis carroças, sendo que 28 pessoas estavam a pé. Novamente não houve registro de pessoas com sintomas gripais.

 

Caso sejam identificadas pessoas com sintomas de coronavírus, as equipe orientam quanto aos protocolos de controle do Covid-19. Desde que teve início no dia 27, a barreira sanitária identificou quatro pessoas com sintomas gripais e realizou os devidos encaminhamentos.