Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 01 de Junho de 2020, 14h:57

População indígena vai receber cartilha de prevenção à covid-19

Material foi produzido pela UFGD nas linguas guarani e kaiowá

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Délia Dourados

Secretária Maria Fátima de Alencar e prefeita Délia Razuk

O aumento de números de casos confirmados da covid-19 entre os moradores das aldeias indígenas de Dourados fez com que a Prefeitura tomasse uma medida direcionada para essa população. Por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), foram produzidas 5 mil cartilhas “Koronavirú” para serem distribuídas nos próximos dias. As Reservas Bororó e Jaguapuri comam aproximadamente 18 mil pessoas e, até essa segunda-feira (1) foram confirmados 62 casos.

 

O material foi produzido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e contém informações de prevenção ao coronavírus na ligunagem guarani e kaiowá. A Comissão de Educação Permanente da Semas providenciou a impressão da cartilha que possui 20 páginas, é colorida e ilustrada, com contextualização sobre o vírus até a prevenção e o atendimento na rede pública de saúde. A produção do conteúdo envolveu docentes da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da UFGD e professores da educação básica nas aldeias.

 

A prefeita Délia Razuk recebeu da secretária Maria Fátima Silveira de Alencar um exemplar da cartilha na manhã desta segunda-feira (1). Ela destacou que a entrega das cartilhas na reserva indígena levará o conhecimento sobre o coronavírus com uma abordagem mais cativa para a leitura da população, com ênfase ao fato de que a produção do material na linguagem guarani kaiowá é também uma forma de valorizar a cultura local.

 

A secretária Fátima Silveira de Alencar disse que o material será um diferencial para as crianças, adolescentes, adultos e idosos, em especial as pessoas inclusas no grupo de risco do coronavírus nas aldeias Jaguapiru e Bororó, que precisam estar ainda mais alertas quanto às recomendações das autoridades de saúde sobre prevenção neste momento de pandemia.