Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 15 de Março de 2020, 11h:32

4 formas de ajudar ONGs

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Há diferentes formas de fazer bem a quem precisa que vão muito além de doar dinheiro

Divulgação

ColunaBem-Estar

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, havia no Brasil um total de 237 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos. As ONGs realmente representam um importante papel em diversas esferas da sociedade.

Atuando no apoio a diferentes atividades – em especial, educação, arte, assistência social, saúde, bem-estar físico e emocional, cuidados ao meio ambiente, desenvolvimento e defesa de direitos, animais abandonados ou vítimas de maus tratos, habitação e outros –, as ONGs são o primeiro passo de quem gosta e se identifica com o trabalho voluntário.

No entanto, engana-se quem pensa que somente é classificado como voluntário aquele que se envolve diretamente com a causa e/ou doa dinheiro para o desenvolvimento das ações. Mais do que fazer parte de uma ONG, por exemplo, é possível ajudar essas organizações e dar continuidade ao trabalho de inúmeras outras formas. Se você quer ajudar uma ou mais ONGs, mas não sabe por onde começar, confira estas sugestões.

Divulgação. Uma forma bastante simples de ajudar ONGs em todo o mundo é por intermédio da divulgação. Conhece uma ONG bacana, com a qual você se identifica? Divulgue para seus amigos e nas mídias sociais para que mais pessoas conheçam e se engajem com a causa.

Doações. Além de doar dinheiro e tempo, existem outros tipos de doações que podem ser feitas em favor da ONG que você gosta e acompanha. Agasalhos, materiais de educação artística, móveis, instrumentos musicais, roupas infantis, calçados, ração para cães, alimentos gerais e produtos de higiene pessoal, por exemplo, são artigos sempre muito bem-vindos para quem precisa.

Nota fiscal. Outra forma de ajudar ONGs financeiramente, sem literalmente doar dinheiro, é doando os rendimentos da sua Nota Fiscal ou do Imposto de Renda (IR). Além disso, em vários estabelecimentos de compra, como supermercados, farmácias e padarias, é possível doar sua nota fiscal sem CPF para apoio a essas entidades. Basta colocar a notinha na caixinha e pronto.

Eventos. Muitas ONGs têm o costume de fazer eventos como Festa do Sorvete, Noite da Pizza, Dia do Pastel e outros. Para ajudar a organização na arrecadação dos recursos que precisa, que tal participar dessas comemorações? Compre os ingressos, prestigie, leve as crianças da sua casa e da vizinhança, chame os amigos para um sábado diferenciado… Enfim, ajude no propósito e, ainda, divulgue a causa com a qual você se identifica.