Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019, 12h:56

4 dicas para manter a concentração nos estudos

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

O foco nos estudos é fundamental para quem está se preparando para vestibulares e concursos; saiba como mantê-lo

Twitter @CarlosLupiPDT Reprodução

ColunaEducaçãoECarreira

Muitas pessoas que se preparam para provas, como concursos e vestibulares, podem ter dificuldades para se concentrar em alguns momentos de estudo. Isso porque a concentração é a capacidade do cérebro selecionar informações específicas de um determinado ambiente ou ponto e ignorar o que considerar descartável.

Ou seja, é a manutenção do foco em determinada tarefa ou informação. Sendo assim, existem muitas causas para a interferência na concentração, podendo ser um fator externo, como o barulho de outras pessoas, ou interno, que está relacionado diretamente com a pessoa, como ficar no celular, sono e emoções negativas.

No entanto, alguns aspectos da falta de concentração podem ser resolvidos facilmente com algumas ações cotidianas. Confira abaixo quatro dicas que podem te auxiliar:

1. Defina a melhor forma de estudar
Antes de começar a estudar de fato, o ideal é entender o que é melhor para cada um. Há pessoas que possuem mais facilidade em estudar sozinhas, já outras pessoas se desenvolvem melhor em grupo para debater e tirar dúvidas pontuais.

Independentemente da forma escolhida, é importante que o ambiente de estudo seja tranquilo e sem grandes distrações.

2. Organize os estudos
Pode parecer bobeira, mas ter um cronograma semanal de estudos ajuda muito na concentração. O indicado é iniciar sempre pelas matérias e temas que apresentam maior dificuldade no entendimento, pois os esforços e a energia serão depositados primeiro neles. As matérias e os temas com mais facilidade podem ficar para um segundo momento. No entanto, não deixe de estudá-los.

Há muitos concursos abertos em diversas áreas de atuação, e no edital -- além das provas anteriores -- é possível saber os temas abordados e já organizar o cronograma de estudos. Além disso, quem está querendo fazer vestibulares para entrar em uma universidade precisa se preparar desde o início do ano com as matérias específicas de cada um. E, ao criar uma rotina de estudos, o cérebro vai se adaptar a ela e o foco será mantido nesses momentos com mais facilidade.

3. Alimentação regular e saudável também é importante
Por vezes, algumas pessoas acabam deixando de se alimentar bem para dedicar mais tempo aos estudos. No entanto, passar longos períodos sem comer pode prejudicar o corpo e a mente, afetando diretamente na concentração.

4. Ter uma boa noite de sono interfere na concentração
Assim como comer bem, dormir bem também afeta o foco durante os estudos. Isso porque, para se ter bons resultados nas provas, a mente precisa estar a todo vapor. E, para isso acontecer, o corpo precisa estar bem e descansado.