Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019, 18h:57

Conheça os materiais mais fáceis de reciclar em uma construção

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Descubra quais materiais da sua obra são fáceis de reciclar para gerar mais economia

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

O sonho de ter um imóvel pode bater de frente com o discurso sustentável muitas vezes. Isso porque a indústria da construção civil consome cerca de 75% dos recursos naturais do planeta. Dentro desses recursos, estão ferro, areia, pedras e muitos outros bens que são finitos e retirados em quantidades grandes da natureza para suprir os mercados.

Além de consumir muitos recursos, a indústria da construção também é responsável por gerar uma grande quantidade de resíduos nos canteiros de obras. No Brasil, entre 50% e 70% da massa de resíduos sólidos nos centros urbanos vêm da construção civil. Pensando nisso, ambientalistas e engenheiros passaram a investir em soluções mais ecológicas para a construção.

Ao invés de serem colocados em caçambas, que têm como destino aterros e lixões, a ideia é que esses recursos sejam remodelados ou retrabalhados, para que possam voltar a fazer parte de novas construções, o que diminui a utilização dos recursos naturais.

Esse processo de reciclagem, com materiais grandes ou pequenos – que tenham passado por um britador –, deve ser feito com atenção, para garantir que o material terá a qualidade necessária para atender as novas funções. Até mesmo o vidro pode ser reciclado e utilizado para a composição de granilite.

Veja outros materiais que podem ser reciclados e reaproveitados com maior facilidade.

Aço
Produzido a partir da combinação de carvão com minério de ferro, o aço é um dos materiais que vêm sendo reciclados desde o Império Romano. O material pode ser utilizado diversas vezes sem perder a qualidade. Além disso, a reciclagem chega a utilizar 80% menos energia do que a produção de uma nova peça.

Concreto
Ao reciclar o concreto, você pode reutilizar os escombros de uma demolição, por exemplo. Para isso, é necessário um britador especial. O concreto reciclado era usado exclusivamente para a sub-base de pavimento, mas hoje em dia pode ser usado em construções mais elaboradas, apresentando um peso até 15% mais leve em relação ao concreto novo.

Madeira
A madeira de demolição, além de ecológica, tem estado na moda nos últimos anos. Isso porque a madeira dura, quando bem conservada, pode durar vários anos. Normalmente, elas já são reutilizadas a partir da moagem para a confecção de MDP (material usado principalmente em móveis). Mas elas também podem servir para a fabricação de caixotes e outros produtos de madeira.