Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 07 de Novembro de 2019, 12h:11

Conheça as dicas dos profissionais para tirar fotos incríveis

Por Gustavo Torniero

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Divulgação

ColunaTecnologia

Não precisa ser um fotógrafo profissional para tirar boas fotos com o smartphone ou até mesmo com uma câmera. Mas conhecer as técnicas utilizadas por eles com certeza pode auxiliar a fazer cliques com mais precisão.

Fotografia também é sentimento. Portanto, é necessário ter o mínimo de conexão com a paisagem ou com as pessoas clicadas. Nesse sentido, a dica dos profissionais é sentir o ambiente e o que está ao redor com outros sentidos além da visão. É dessa forma, inclusive, que os fotógrafos com deficiência visual fazem suas fotos: eles clicam com base em outros sentidos, como o tato e a audição, para encontrar o melhor ângulo para as imagens.

Não é necessário ter um equipamento de última geração: para as pessoas que não trabalham na área, os celulares intermediários já possuem câmeras com qualidade razoável para fazer imagens inesquecíveis. Em situações mais específicas, pode ser necessário utilizar lentes para capturar as imagens de forma mais satisfatória. Na fotografia de rua, por exemplo, a lente grande-angular, permite estar próximo do objeto fotografado e ao mesmo tempo capturar o maior número de informações possíveis. Hoje o consumidor já encontra kits de lentes até para smartphone em lojas especializadas ou no varejo.

A beleza da fotografia, de acordo com os profissionais da área, é poder ver o belo em diferentes paisagens e situações. Não é preciso um lugar paradisíaco para fazer bons cliques; locais abandonados e esteticamente incômodos podem provocar sentimentos por meio da imagem, sem contar o fato de ser também uma espécie de denúncia social. Portanto, uma das principais regras para a fotografia é ter mente aberta e buscar diferentes perspectivas e histórias.

Além das questões mais abstratas, também é importante ter um olhar técnico sobre a fotografia, mesmo que esse conhecimento seja básico. Procure estudar por meio de livros e canais especializados sobre o assunto. Conheça os tipos de lentes existentes e aprenda a clicar em diferentes situações. Além disso, atente também para o impacto da iluminação no resultado final da imagem.

A criatividade também é fundamental. Um cenário pode ser improvisado com a ajuda de cartolina ou até mesmo um tecido grudado na parede, por exemplo. Quando as fotos não forem feitas em um ambiente aberto, a dica é prestar atenção na iluminação natural que entra por meio da janela. Neste caso, basta montar um fundo ao lado ou em frente ao foco de luz natural.

Para as fotos ficarem ainda mais profissionais, aprenda a editar de forma básica as imagens. Não é obrigatório, mas uma simples correção de cor e luz pode mudar totalmente o aspecto da fotografia. Se antes as edições só poderiam ser feitas por softwares caros e inacessíveis, hoje já existem aplicativos gratuitos e com muitas funcionalidades para este fim.

Depois de atingir o resultado desejado, uma possibilidade é imprimir a imagem para guardar de recordação. Para tanto, uma alternativa é se valer das promoções de revelação de foto na black friday.