Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 19 de Agosto de 2018, 12h:47

4 razões para comprar uma casa antiga e restaurá-la

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Valor reduzido, espaço e localização são algumas das vantagens

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

A procura por boas oportunidades no mercado imobiliário acaba, cedo ou tarde, esbarrando em ofertas de imóveis usados. Com elas, surgem as dúvidas sobre potenciais vantagens de se comprar uma propriedade antiga e reformá-la. Visando clarear algumas questões, mostraremos, a seguir, as quatro vantagens mais proeminentes:
 
1) Valor reduzido
Geralmente, quanto mais antigo o edifício, mais reduzido o valor da sua aquisição. Além disso, o comprador faz um investimento mais certeiro, pois sabe que não corre risco de ter sua casa desvalorizada: o imóvel e seus arredores são mais estáveis. O risco de se adquirir um apartamento antigo e, em seguida, ter a vista da janela prejudicada por uma nova construção, por exemplo, é menor. É possível encontrar boas oportunidades em leilões online, onde há oferta de imóveis usados abaixo do valor praticado pelo mercado imobiliário.
 
2) Espaço
Basta olhar os panfletos distribuídos nos semáforos para constatar que os imóveis construídos atualmente estão ficando cada vez mais compactos. Antigamente, os imóveis eram projetados e construídos para famílias maiores, prevendo grande movimentação por todos os cômodos da casa, por isso, todos os espaços tendem a ter uma metragem maior, com janelas amplas e pé-direto alto. Sem falar no charme das vigas aparentes, piso de taco de madeira, tijolinhos aparentes e outros pontos menos frequentes em lançamentos atuais, mas que ainda podem ser encontrados nos imóveis antigos.
 
3) Localização
Imóveis construídos há mais tempo costumam estar localizados em pontos centrais de cidades ou bairros mais antigos, com infraestrutura consolidada. Normalmente, essas propriedades são cercadas de comércios, bancos, escolas, clínicas e demais comodidades oferecidas em um bairro central.
 
4) Personalização
É comum que propriedades em empreendimentos recém-lançados sejam entregues aos moradores com uma decoração padrão, que inclui, por exemplo, revestimentos, pisos, louças, gesso etc. Só que, muitas vezes, esses itens não combinam com o gosto do comprador, que acaba pagando em dobro: ao comprar o imóvel novo – com o valor de todos esses acabamentos embutidos no preço – e para reformá-lo. Ao comprar e reformar uma casa antiga, o proprietário não terá esse problema.

Como um bônus, os edifícios carregam identidade e qualidade em sua construção. As lajes tendem a ser mais espessas, proporcionando maior isolamento acústico. Os  ambientes são mais iluminados e arejados e alguns elementos próprios podem ser preservados na decoração, como revestimentos de pisos e de paredes, cobogós, esquadrias com venezianas e até mesmo louças sanitárias.