Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 22 de Julho de 2018, 11h:52

Como fazer uma decoração retrô na sala

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Objetos antigos e atuais podem ser mesclados para dar um toque ainda mais pessoal ao ambiente

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

O estilo retrô faz uma releitura do passado com uma nova apresentação de objetos utilizados antigamente. É diferente do vintage, porque neste o objetivo é usar peças e artigos verdadeiramente de outras épocas. No caso do retrô, é possível construir um ambiente nostálgico e moderno, tudo ao mesmo tempo.

 

Na sala de estar, alguns dos itens mais comuns para o estilo são as mesas de centro,  as poltronas, quadros, papéis de parede estampados e pôsteres, todos com um estilo retrô. No caso das cadeiras, é possível encontrar lojas na cidade com esta temática. Para dar maior destaque ao estilo, você pode utilizar só um dos itens para reviver o passado.

 

Se você tiver dificuldade para identificar um móvel retrô, a dica é analisar se ele é inspirado em décadas passadas. Esse tipo de decoração, apesar de se inspirar em itens mais antigos, também possui um toque de modernidade. É por isso que ele é apenas inspirado e não uma cópia do original. É comum, por exemplo, encontrar cadeiras de décadas passadas, mas com um estofado com uma estampa mais atual e itens com tonalidades mais fortes e não tão neutras.

 

Você pode tranquilamente mesclar estilos de décadas diferentes na sala de estar. O importante é usar a criatividade e criar uma certa unidade, para que os objetos não fiquem espalhados pelo espaço sem nenhuma aplicação ou significado. Os móveis dos anos 50 são uma boa dica, já que trazem o pé palito, dando mais suavidade ao ambiente. Você também pode combinar objetos antigos com itens mais modernos e deixar a sala ainda mais com a sua cara.

 

Se o ambiente tiver muitos acessórios coloridos, como sofás e poltronas, uma dica é equilibrar as tonalidades com itens mais neutros. O contrário também pode ser feito – ou seja, se a sala tiver muitas cores neutras, você pode adquirir um objeto com cores mais chamativas e contrastantes.

 

Pôsteres de artistas da época e espelhos com molduras clássicas também podem ser utilizados para dar um ar ainda mais retrô à sua sala de estar, assim como quadros e molduras com fotos da família. Você pode adquirir esses objetos mais antigos em brechós ou reaproveitar aqueles móveis mais antigos da sua casa. O estilo permite uma série de combinações entre artigos mais antigos e atuais e pode ser implementado com facilidade, seja com a utilização apenas de um móvel de décadas passadas ou com mais de um item inspirado no passado.