Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 05 de Maio de 2016, 06h:50

Dicas para deixar sua cozinha muito mais prática com eletrodomésticos inteligentes

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

Coluna Casa e Decoração

Cozinha planejada

A cozinha é um dos espaços mais movimentados e frequentados pelos moradores de uma casa ou apartamento. Para facilitar a rotina das pessoas, esse ambiente deve ser bem projetado e organizado e, com algumas pequenas atitudes ou a escolha dos itens corretos, é possível trazer mais praticidade ao dia a dia e economizar bastante tempo na hora de preparar as refeições.

 

Seja pela facilidade para cortar vegetais, seja para realizar tarefas específicas, alguns eletrodomésticos possuem funções especiais que agilizam o cozimento. Sem gastar muito dinheiro, é possível optar por um fogão com a função timer, por exemplo, que garante mais autonomia para que o cozinheiro desempenhe outras tarefas simultaneamente. Além disso, com o desligamento automático, o preparo das refeições é feito com mais segurança.

Outro aparelho bastante interessante é o forno elétrico com sensor de temperatura, que deixa de aquecer quando atinge a temperatura desejada. Esse dispositivo não deixa que as refeições passem do ponto e são bastante econômicos, sendo ideais tanto para quem deseja mais praticidade ao cozinhar quanto para quem está começando a praticar a arte da cozinha.

Além dos eletrônicos, a própria disposição dos aparelhos e da mobília facilita a movimentação no ambiente, a limpeza e a manutenção, adaptando o espaço às necessidades da família. Confira abaixo sugestões de como organizar diferentes tipos de cozinha de forma inteligente e prática e aproveite para investir em mudanças que facilitarão a sua vida.

Cozinha pequena e prática
Para conseguir planejar uma cozinha prática não é preciso de muito espaço. Uma boa ideia é investir em armários e eletrodomésticos embutidos, no caso de objetos grandes, e em prateleiras, para armazenar pequenos itens, como batedeiras, liquidificadores, espremedores e cafeteiras.

Cozinhas pequenas combinam com versatilidade, por isso é bastante interessante manter alguns objetos escondidos enquanto não estão em uso. Isso deixa o visual mais limpo, facilita a manutenção e não sobrecarrega o espaço. Bons coringas para essas situações são os balcões, que servem tanto para cortar e preparar alguns alimentos quanto para fazer pequenas refeições.

Com relação aos principais elementos da cozinha, procure instalar a pia, a geladeira e o fogão próximos uns dos outros, formando um triângulo ou uma linha, por exemplo, para que na hora de movimentar alimentos da geladeira até a pia, o caminho seja livre de obstáculos. Investir em aparelhos que realizam mais de uma função ao mesmo tempo pode ser uma solução inteligente para os espaços limitados.

Cozinhas grandes e funcionais
Uma cozinha com dimensões maiores possibilita a distribuição mais despreocupada dos eletrodomésticos e móveis dentro do espaço. Se a família é grande e as refeições costumam ser realizadas à mesa ou as pessoas costumam receber muitos convidados para almoços ou jantares, uma ideia é a instalação de pias grandes, com duas cubas. Dessa forma, é possível utilizá-las tanto para preparar os alimentos quanto para repousar panelas e outros utensílios.

Cozinhas grandes também permitem a instalação de uma mesa para refeições rápidas e de outros eletrodomésticos modernos, que facilitam bastante o cotidiano, como uma lava-louça que limpa, enxágua e seca pratos, talheres, copos e até panelas, agilizando a organização da cozinha após as refeições e poupando bastante tempo.

Outro elemento da cozinha funcional é a coifa, que vem sendo cada vez mais requisitada dentro das cozinhas pela praticidade em eliminar o cheiro da comida e da gordura que fica impregnado no ambiente. Algumas coifas também são bastante adaptáveis em cozinhas pequenas, podendo ser instaladas em apartamentos, por exemplo, onde os cômodos costumam ser mais próximos e os odores demoram mais para sair.