Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 26 de Junho de 2015, 07h:14

Seminário de Agroecologia discute desenvolvimento rural sustentável

Evento acontece nesta sexta-feira (26) em Brasília, e debate políticas e estratégias para agroecologia da América Latina e Caribe

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/MDA

agroecologia

Seminário debate políticas e estratégias para agroecologia da América Latina e Caribe

Nesta sexta-feira (26), em Brasília (DF) políticas de fortalecimento e ampliação da agroecologia serão discutidas no Seminário Regional de Agroecologia na América Latina e Caribe, promovido com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é discutir como as melhores práticas da região – políticas, implementação de programas, desafios e estratégias – podem contribuir para o desenvolvimento rural sustentável dos países envolvidos, além de criar oportunidades para a integração regional.


De acordo com assessoria do MDA, o evento reúne pesquisadores, governantes e representantes de movimentos de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. Durante o debate, será construído um documento de referência com diretrizes para o desenvolvimento da agroecologia nos países da América Latina e Caribe, que sugira ações e contribua para a discussão do tema em diferentes fóruns de integração regional.


Para a chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Promoção Comercial (AIPC) do MDA, Cristina Timponi, fortalecer a discussão sobre agroecologia no âmbito regional é fundamental para garantir a soberania alimentar da região, bem como fortalecer a agricultura familiar. “Esse é um momento histórico. É a primeira vez que nos reunimos para construir uma agenda de trabalho sobre o tema, diretamente relacionado ao desenvolvimento rural sustentável que é um modelo prioritário para o MDA”.

Também apoiam o evento a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF), a Aliança pela Soberania Alimentar na América Latina e no Caribe (Aliança) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).