Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 07 de Maio de 2015, 17h:22

Policiais de Corumbá recebem primeiro treinamento de operações aéreas do interior do Estado

Treinamento faz parte do curso de formação de soldados da Polícia Militar

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Erik Silva/ Capital News

Treinamento policial

Curso foi realizado nas instalações do 6º BPM em Corumbá

Alunos do curso de formação de técnicos em segurança pública do 3º Batalhão das Polícia Militar de Corumbá participaram, nessa quinta-feira (07), de uma aula prática de segurança e operações aéreas. O treinamento realizado com um helicóptero da PM do Estado e Mato Grosso do Sul faz parte da grade curricular do curso, que começou a implementar a matéria aos novos alunos que deverão estar concluindo a formação nos próximos meses.


De acordo com o Major da Polícia Militar Ênio Souza Soares, Corumbá é a primeira cidade do interior do estado onde o curso está sendo ministrado aos formandos. O pioneirismo vai proporcionar ao município receber operações com o emprego de aeronave no combate à criminalidade e ao tráfico de entorpecentes na região.


“O emprego da aeronave com asa rotativa na atividade ostensiva da Polícia Militar tem por objetivo a otimização dos meios, além de conferir maior dinamismo e eficácia nas ações. Especialmente em cidades como Corumbá, uma região com uma grande área de fronteira onde encontramos diversos tipos de terreno dentro do mesmo território, com o uso do helicóptero pode cobrir por exemplo, a mesma área em que seria necessário o emprego de 50 viaturas por terra” afirmou o Major.


Os alunos receberam treinamento teórico e prático com instruções de balizamento, preparação de terreno para pouso e decolagem, interação efetiva com a aeronave e sinalização. Os procedimentos foram realizados nas instalações do 6º Batalhão da Polícia Militar e foram acompanhados ainda pela Major Katiane.


Lotada em Corumbá, Major Katiane é a primeira piloto da PM do Estado de Mato Grosso do Sul, segundo ela, a inclusão do curso de operações aéreas na formação dos futuros soldados da Polícia Militar é vista como um importante avanço na segurança pública do estado. “A formação desses novos policiais tem recebido uma qualificação muito bem elaborada e qualificada. Com esses aperfeiçoamentos, o efetivo vai estar apto a desempenhar com muito mais propriedade o seu papel, inclusive com a chegada desses novos equipamentos de segurança pública, e toda essa preparação vai poder se refletir nas ruas junto da população”, afirmou Katiane.


Nesta quarta-feira (6), a turma de formandos do 6º BPM também recebeu as instruções do grupamento do Batalhão de Choque de Campo Grande que ministrou curso de aperfeiçoamento em abordagens em diferentes situações.


A Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (CGPA-MS), foi criada no ano de 2008, no âmbito da Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública de MS, através do Decreto nº 12.584/08. É uma Unidade Integrada de Segurança Pública, constituída por servidores de carreira da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e estatutários designados pelo Secretário de Estado.