Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2015, 14h:42

Após estiagem chuva forte causa transtornos em Corumbá

Erick Silva - Correspondente de Corumbá e região - Capital News

Esta sexta-feira começou com chuva forte em Corumbá e acabou acarretando transtornos aos moradores, que tiveram de enfrentar diversos pontos de alagamento logo nas primeiras horas da manhã. Os locais mais atingidos foram os bairros da parte alta da cidade, Maria Leite e a região central.

De acordo com o Inmet, somente nas primeiras horas da manhã mais de 40 milímetros de chuva foi registrado sobre o município que vinha sofrendo coma estiagem prolongada. Quem mora em regiões que conhecidamente são afetadas com a grande quantidade de chuva ficou em alerta e tiveram muito trabalho para conter a água que invadia terrenos e casas. Na rua Santa Catarina com 21 de Setembro, um morador tentava desobstruir a passagem da água que já tinha invadido a rua.

De acordo com seu Ramon que mora no local há mais de 25 anos, a situação só não é pior porque ele, teve de aterrar o terreno onde fica sua casa e assim impedir que a água entre. “Resolveu em partes porque apesar da água não entrar mais em casa, acabamos ficando ilhados, sem contar que os vizinhos que tem a casa invadida pela água sempre estamos ajudando”, disse.

No local há pouco mais de um ano foi realizado um trabalho de manutenção na galeria que fica bem na esquina das ruas, porém sempre que chove mais forte o problema volta a acontecer. “Eles vieram realizar a manutenção da tubulação mas o problema continua, só não enche quando não chove forte, mas quando cai água com mais força acontece isso ai”, concluiu. Outro ponto crítico foi registrado na Rua Eliana Dobes, o local não possui pavimentação e com a precipitação a rua fica praticamente intransitável. “Hoje eu não tive nem como ir trabalhar, a água invadiu o terreno e tivemos que correr para suspender os móveis”, argumentou Fernando Maciel.

Estado de Atenção

De acordo com a prefeitura municipal, equipes estão de prontidão para atender as famílias que foram atingidas com as chuvas que nos últimos dois dias acumularam o total de 106,4 milímetros, mais do que o esperado para o mês de janeiro. Por isso a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos disponibilizou o telefone 3234-3479 para que os munícipes possam solicitar apoio ou relatar alguma dificuldade de acesso, trânsito ou locomoção.

Equipes da Prefeitura já estão, desde ontem, trabalhando nos pontos mais críticos, lembrando que este tipo de ação, como limpeza das galerias e bocas de lobo, é realizada rotineiramente pelo Município. Até equipamentos pesados estão sendo utilizados na abertura de valas para escoamento da água, como ocorreu na Rua Pará, no Jardim dos Estados, em frente à Escola Ângela Perez (alí vai ser executado um grande projeto de drenagem para depois asfaltas).

Outro local que está merecendo atenção especial é a Alameda 10, no conjunto existente no Loteamento Pantanal. O secretário Gerson Melo, de Infraestrutura, fez um balanço do primeiro dia e informou que já houve uma redução de pontos de alagamentos. Segundo ele, com os serviços executados no ano passado (desobstrução de bocas de lobo e limpeza de galerias), os problemas de inundações foram amenizados.

 

Gerson lembra que grande parte dos problemas se deveu ao excesso de lixo que acabou sendo levado para as bocas de lobo e galerias, pelas chuvas. Por isso mesmo, pede colaboração da população para evitar descartar o lixo de forma inadequada, colocando nos pontos específicos para ser recolhido pela equipe que faz este serviço na cidade.