Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Esporte Terça-feira, 27 de Julho de 2021, 08:37 - A | A

Terça-feira, 27 de Julho de 2021, 08h:37 - A | A

Olimpíadas

Surfista Italo Ferreira garante o primeiro ouro do Brasil em Tóquio

Atleta venceu o japonês Kanoa Igarashi se tornado o primeiro campeão olímpico de surfe

Lethycia Anjos
Capital News

Jonne Roriz/COB

Surfista Italo Ferreira garante o primeiro ouro do Brasil em Tóquio

Italo Ferreira, medalhista olímpico

A estreia do Surfe nas Olimpíadas de Tóquio garantiu ao Brasil a primeira medalha de ouro da competição. O atleta potiguar Italo Ferreira disputou a final contra o japonês Kanoa Igarashi e conquistou a primeira colocação, com 15.14 x 6.60. 

 

"Muito feliz. Foi um dia incrível, especial, trabalhei muito para isso e acreditei. É incrível (ser o primeiro campeão olímpico do surfe)", enfatizou o primeiro campeão olímpico de surfe em entrevista ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

 

Um dos favoritos da competição, Gabriel Medina, chegou à semifinal, mas foi derrotado pelo australiano Owen Wright por 11.97 x 11.77. Nas quartas-de-final, Medina venceu o francês Michel Bourez em uma série que começou tranquila, mas acabou apertada com 15.33 x 13.66. O brasileiro disputou a semifinal, contra Igarashi, alcançado marcas como 8.43 e 8.33, apesar do bom desempenho o japonês superou Medina com 9.33.

 

Italo Ferreira surfou ondas com maestria alcançando 9.73 pontos, no início da bateria nas quartas-de-final, e eliminou o japonês Hiroto Ohhara com 16.30 x 11.90. Na semifinal ele disputou contra o australiano Owen Wright, conseguindo a vitória apertada de 13.17 x 12.47.

 

Na final, contra o japonês Igarashi, Italo mostrou um bom desempenho desde o início, alcançado boas notas, enquanto o adversário não teve boas ondas.

 

A final do surfe não estava prevista para esta terça-feira (27), contudo os organizadores anteciparam a programação devido a chegada do tufão Nepartak. 

 

No surfe feminino, a atleta brasileira Silvana Lima chegou às quartas-de-final, mas foi derrotada por 14.26 x 8.30, pela tetracampeã mundial e atual líder da WSL, Carissa Moore que seguiu para a final contra a sul-africana Bianca Buitendag . 

 

“Comecei bem o evento, mas infelizmente hoje não deu. Gostaria muito de ter chegado na final ou até a uma medalha de bronze, mas não foi dessa vez. Estou feliz e orgulhosa por ter chegado aos Jogos Olímpicos, e o pensamento agora é continuar treinando, pois estou na minha melhor fase, mesmo aos 36 anos”, disse a atleta em entrevista ao COB. 

 

Medalhas 

 

No ranking geral, Estado Unidos lidera com 22 medalhas, nove de ouro, cinco de prata e oito de bronze, seguido da China com 21, sendo nove de ouro, cinco de prata e sete de bronze. Na terceira colocação está o Japão com 17 medalhas, nove de ouro, três de prata e cinco de bronze, os Atletas da Rússia seguem na 4° colocação com 16 medalhas olímpicas, cinco de ouro, sete de prata e quatro de bronze. O Brasil aparece na 13° posição com 5 medalhas, uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.

 

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS