Vítor Silva/Botafogo FR
Botafogo começou a partida poupando alguns titulares e soube manter a larga vantagem conquistada no jogo de ida
O Botafogo está, pela primeira vez, na decisão da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (30), pela partida de volta da fase semifinal, o Alvinegro enfrentou o Peñarol-URU, em Montevidéu, e foi batido por 3 a 1, mas fez valer a larga vantagem conquistada com a goleada de 5 a 0 no jogo de ida.
Com a classificação, o Botafogo enfrenta o Atlético Mineiro pelo título da Libertadores. A partida acontece no dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O título da competição continental ficará pela sexta vez consecutiva com uma equipe do Brasil.
Gols
No Estádio Centenário, o técnico Artur Jorge apostou na larga vantagem que tinha e poupou alguns titulares que estavam pendurados. Sem contar com sua força máxima, e diante de um Peñarol empurrado por sua torcida, o Botafogo encontrou muitas dificuldades, em especial no primeiro tempo, no qual a equipe uruguaia foi superior, inclusive abrindo o placar aos 30 minutos com um chutaço da intermediária de Jaime Báez. O gol deu ainda mais força aos uruguaios, mas o placar permaneceu inalterado até o intervalo. Na saída para o vestiário, o goleiro Aguerre acabou expulso após agredir John.
Mesmo com um homem a menos, o Peñarol manteve a pressão e aos 20, novamente com Jaime Báez, conseguiu ampliar para 2 a 0. Aos 24 minutos o Botafogo também ficou com um homem a menos, quando Mateo Ponte recebeu o segundo amarelo para ser expulso da partida.
Diante da dificuldade na partida, o técnico Artur Jorge começou a colocar em campo alguns titulares. Um deles foi o argentino Almada, que descontou aos 42 minutos após boa jogada com o volante Marlon Freitas. Um minuto depois Batista recebeu lançamento dentro da área, dominou e finalizou para dar números finais ao placar.