Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Educação Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 10:04 - A | A

Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 10h:04 - A | A

Provas do Encceja começam hoje; 20 municípios de MS participam

Da Redação (JG)

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio da Coordenadoria de Educação Básica, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizam hoje e amanhã (13 e 14) as provas do exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2008). Ao todo foram 722 mil alunos inscritos em todo o Brasil. A prova tem o objetivo de avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular em idade própria.

Em Mato Grosso do Sul as provas acontecem em 20 municípios: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jateí, Ladário, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. Através das Escolas Pólo Regina Lúcia Anffe Nines Betine e Evanilda Maria Neres Cavassa, credenciadas pela SED e Inep para aplicar as provas nas unidades penais do Estado, as avaliações acontecem também em 19 prisões, destas quatro na Capital, além das Unidades Educacionais de Internação (Uneis), onde adolescentes cumprem alguma medida sócioeducativa. O exame recebeu 848 inscrições de internos em Mato Grosso do Sul.

Provas

No sábado (13) as provas do Encceja começam às 13h, quando os candidatos do Ensino Fundamental devem ser avaliados nos campos das Ciências Naturais (das 13h às 15h) e História e Geografia (das 15h15 às 17h15). Os participantes inscritos para as provas do Ensino Médio farão os testes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (das 13h às 15h) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (das 15h15 às 17h15).

No domingo (14) o Encceja começa no período da manhã e prossegue durante a tarde com as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (das 7h às 11h) e Matemática (de meio-dia às 14h) para os participantes do Ensino Fundamental. Para o ensino médio as disciplinas do domingo serão: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (das 7h às 11h) e Matemática e suas Tecnologias (de meio-dia às 14h). Por meio destas quatro provas os candidatos devem atingir uma pontuação mínima exigida para receberem a certificação na etapa de ensino em que foi feita a inscrição (ensino fundamental ou médio).

Recomendações

Nos dias das provas os candidatos devem se dirigir aos locais onde serão aplicadas as avaliações portando um documento de identificação e o Cartão de Inscrição com o questionário socioeconômico preenchido. Durante a aplicação do exame não será permitido o uso de qualquer aparelho eletrônico, como celulares, pagers, calculadoras ou relógios não convencionais, entre outros. Consultas bibliográficas também são vetadas aos participantes que estiverem fazendo a prova.

Os estudantes que ainda não sabem o local onde farão as provas, podem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): www.encceja.inep.gov.br/consulta. Os dados podem ser acessados através de busca por número de inscrição, nome do candidato, RG ou CPF. Se o participante verificar qualquer dado incorreto deve pedir correção pelo telefone do Fala Brasil: 0800 616161 ou levar os dados corrigidos no Cartão de Inscrição que é enviado ao endereço dos candidatos e deve ser entregue no dia da avaliação.

Os resultados das provas serão divulgados na segunda quinzena de fevereiro do ano que vem através do site do Inep, além de boletins individuais de desempenho que serão enviados pelos Correios nos endereços dos candidatos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS