Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 16:54 - A | A

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 16h:54 - A | A

Tarifa

Devido mudança na bandeira, conta de luz aumenta em julho

Mesmo com alta na energia elétrica, inflação é a menor em cinco anos

Laryssa Maier
Especial Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de conta de luz, bandeira tarifaria, energisa

Segundo Pedro, se não fosse a energia elétrica, o IPCA de julho ficaria muito próximo da estabilidade.

Com mudança na bandeira tarifária, alta de 4,48% na conta de luz pressionou a inflação, que passou de 0,01% em junho para 0,19% em julho, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Segundo o IBGE, apesar da aceleração, a taxa é a menor para meses de julho desde 2014, quando ficou em 0,01%. O índice acumula alta de 2,42% em 2019 e de 3,22% nos últimos 12 meses, seguindo abaixo da meta de 4,25% definida para o ano.

 

“Dois fatores contribuíram para o aumento no item energia elétrica: a mudança da bandeira tarifária, que passou de verde para amarela, e o reajuste da tarifa em São Paulo, que tem um peso grande no índice”, explica o analista da pesquisa, Pedro Kislanov. Com isso, o grupo habitação fechou com alta de 1,20%, gerando um impacto de 0,19 ponto percentual (p.p) na taxa.

 

Pedro explica que, se não fosse a energia elétrica, o IPCA de julho ficaria muito próximo da estabilidade, pois outros grupamentos importantes, como alimentação, transportes e saúde e cuidados pessoais, tiveram estabilidade ou queda.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS