Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Economia Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021, 16:24 - A | A

Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021, 16h:24 - A | A

Índice

CNC alerta para queda na confiança do empresário do comércio em 2,2%

Na comparação anual houve variação negativa de 16,4%

Flavia Andrade
Capital News

Tomaz Silva/Agência Brasil

CNC alerta para queda na confiança do empresário do comércio em 2,2%

Na comparação anual houve variação negativa de 16,4%

 

A confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), registrou 2,2%, considerando a segunda queda mensal consecutiva, o índice permanece no patamar de otimismo que é acima de 100 pontos pelo quarto mês consecutivo. Na comparação anual houve variação negativa de 16,4%.  

 

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, declarou que “Os efeitos da pandemia ainda influenciam a confiança dos comerciantes. Ele disse que, tradicionalmente, janeiro é um mês mais modesto para o consumo. Passado o período natalino e diminuído o efeito do aumento da renda com o 13º salário, as famílias estão mais dispostas a realizar gastos nos serviços de lazer, por força das férias escolares”, pontua.

 

O índice avalia as expectativas no curto prazo registraram quedas e, por serem dois dos principais índices do Icec, impactaram o resultado negativo do indicador principal. 

 

Enquanto o referente à satisfação dos comerciantes com as condições atuais passou para 80,5 pontos com o recuo de 5,8%, o indicador que avalia as expectativas no curto prazo apresentou retração pela segunda vez consecutiva, agora de 2,3% e atingiu 142,1 pontos. Mesmo assim, é o único dos indicadores do Icec acima dos 100 pontos.

 

Para o economista da CNC responsável pela pesquisa, Antonio Everton, considerou que,

“A predominância das percepções adversas também pode ter relação com a necessidade de se fazer investimentos em tecnologia e logística para avançar no e-commerce”, acrescentou.

 

O e-commerce apresentou resultado positivo (1%) foi o índice que mede as intenções de investimento. Com isso, alcançou 94,9 pontos, voltando a crescer após ligeiro recuo em dezembro. Um outro destaque também foi a intenção de contratação de pessoal. Esse índice teve alta de 2,1% e fechou o mês com 121 pontos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS