Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022, 18:43 - A | A

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022, 18h:43 - A | A

Movimento Concerto

Movimento Concerto traz recital de violão clássico e piano

Apresentação é nesta noite de quarta

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação/UFMS

Movimento Concerto traz recital de violão clássico e piano

Poster do evento

Como parte da campanha Eu respeito de agosto, o Movimento Concerto fará uma homenagem ao Romantismo com um recital de piano e violão clássico. A edição será realizada nesta quarta-feira (17), às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha.

 

No piano, a convidada é Valdilice de Carvalho e, no violão clássico, o professor da Escola de Música e pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes. “Há sete ou oito anos não me apresento em Campo Grande. Fiquei feliz com o convite do professor Marcelo, inclusive já nos apresentamos em duo em São Paulo e no interior”, disse Valdilice.

 

Ela iniciou seus estudos em São Paulo, onde nasceu, com Margarida Viserta, Sarah Lima e Helena Plaut (Escola Magda Tagliaferro) e foi bolsista em prestigiosos festivais, como Santiago de Compostela (Espanha), Saint Preux (Suíça) e Salsburgo (Áustria). Também foi a primeira brasileira a receber bolsa para estudar no Conservatório Real de Haia (Holanda). Fez apresentações em diversas escolas e centros culturais holandeses, tendo inclusive tocado no célebre Concertgebouw de Amsterdam. Foi uma das pioneiras em realizar um recital solo com composições de mulheres.

 

Marcelo Fernandes é doutor em música pela Universidade de São Paulo e já se apresentou como solista em teatros e conservatórios na Suíça, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha, Colômbia, Chile, Bolívia, Paraguai e Estados Unidos. Participou do projeto Sonora Brasil do Sesc, dentro do qual empreendeu uma turnê de 86 recitais de violão em 20 estados brasileiros, ao lado do violonista pernambucano Henrique Annes. Após seu doutorado sobre Modernismo Brasileiro, estreou a obra integral para violão de Camargo Guarnieri na Europa e, atualmente, tem se dedicado à composição de canções para violão e piano.

 

“Será uma oportunidade para o público conhecer a música romântica do século 19”, destaca Valdilice.

 

Segundo a pianista, serão executadas obras de compositores internacionais como Schubert, Schumann, Mendelssohn; e, dos brasileiros, Carlos Gomes e Alexandre Levy.

 

O Movimento Concerto é um programa de extensão da Universidade que desde 2007 realiza apresentações musicais gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso a concertos de música erudita. “Essa série tem mais de uma década ininterrupta, oferecendo música clássica e suas fronteiras para a população de Campo Grande”, ressalta o pró-reitor Marcelo Fernandes.

 

Os ingressos deverão ser reservados de forma on-line, neste link.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS