Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 06 de Outubro de 2026



Cotidiano Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008, 09:36 - A | A

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008, 09h:36 - A | A

Vice-governadora de Okinawa visita a Capital

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (WJ)

A comitiva da vice-governadora de Okinawa, Katsuko Asato, chega a Campo Grande na próxima terça-feira, 26 de agosto. A vice-governadora vem a Campo Grande para retribuir a visita que o governador André Puccinelli fez ao Japão em março deste ano. Além da visita de retribuição, Asato também participa da Exponipo 2008, que este ano homenageia Okinawa.

Hoje, Mato Grosso do Sul tem a segunda maior comunidade Okinawa do Brasil e a terceira maior comunidade de descendentes japoneses. Conforme os dados do IBGE, 1,4% da população do Estado é nikkei (japonês ou com descendência), perdendo apenas para São Paulo (1,9%) e o Paraná (1,5%).

Okinawa é uma província mais ao sul do Japão. Consiste em 169 ilhas que formam o arquipélago Ryukyu, numa cadeia de ilhas de 1000 km de comprimento. Okinawa fazia parte de um reino independente, o reino Ryukyu. Por isso Okinawa desenvolveu uma cultura própria, e parte de sua história significativamente diferenciada do resto do Japão.

Agenda

A comitiva e a vice-governadora participam no dia 26, as 18h30 da abertura oficial das festividades do Centenário da Imigração Japonesa de Okinawa de Campo Grande e também da homenagem que será feita aos descendentes dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil.

No dia 27, às 9 horas, ela participa no Sebrae/MS da solenidade de premiação do Concurso Fotográfico promovido pela Brasil Telecom, alusivo ao aniversário de Campo Grande e aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Depois, às 10 horas, ela segue para o gabinete do prefeito Nelson Trad Filho e às 11h30, ela segue para governadoria e almoça com o governador, André Puccinelli. À noite, a comitiva visita a Feira Central de Campo Grande para conhecer a influência da cultura de Okinawa em Campo Grande.

Exponipo 2008

O presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Jorge Tamashiro, recepciona a comitiva e também promove a Exponipo 2008 para celebrar os 100 anos da imigração japonesa Okinawa no Brasil e também o aniversário de Campo Grande, um dos berços da comunidade nikkei no País. Este ano, o tema do evento é II Mostra de Negócios e Cultura da Comunidade Nikkei. O evento tem entrada franca e acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, na sede da Associação Okinawa de Campo Grande (Rua dos Barbosas, 110, no bairro Amambaí).

A mostra contará com palestras educativas e de negócios, oficinas de ikebana, cerâmica, artesanato, e exposição sobre o Kasato Maru (o primeiro navio a trazer imigrantes japoneses para o Brasil). As comidas típicas como o sobá também serão uma das atrações da festa. Os atendimentos empresariais para os descendentes interessados em abrir novos negócios e também para dekasseguis (estrangeiros que vão ao Japão para trabalhar). (Fonte: Sato Comunicação)

• • • • • 

• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 

• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS