Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 16:33 - A | A

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 16h:33 - A | A

Câmara Municipal

Vereadores usam tribuna para falar da importância da vacina contra o sarampo

Inicialmente o foco será imunizar crianças 6 meses a menores de 5 anos de idade

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

Vereadores votam oito Projetos nesta terça-feira

Vereadores reforçam a Campanha contra o Sarampo

 

Na sessão ordinária desta terça-feira (8), os vereadores de Campo Grande reforçaram a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que foi lançada na última segunda-feira (7), com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 

Inicialmente o foco será imunizar crianças 6 meses a menores de 5 anos de idade. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia

 

O vereador Dr. Cury (Sem Partido), pediatra e hebiatra, fez o apelo na Tribuna da Casa de Leis para falar das dificuldades e das consequências da decisão de famílias que não querem vacinar seus filhos. “É um apelo para que seja feita a vacina contra o sarampo, mas também para todas as vacinas, a exemplo da paralisia infantil que hoje temos nível abaixo do ideal de vacinados. O diagnóstico do sarampo já não é tão fácil”, afirmou. 

 

Ele alertou sobre o risco das notícias falsas sobre as vacinas. “Os pais precisam ter cuidado em relação às fontes bibliográficas e fake news. Hoje existe, inclusive, uma participação da Secretaria de Educação para que solicite a carteira de vacinação e se não tiver em dia chamar o Conselho Tutelar. Não há forma de, cientificamente, se respaldar contra vacinação”, disse. 

 

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 9500/19, do vereador Ademir Santana (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação da caderneta de vacinação no ato da matrícula escolar. Pela proposta, a regra vale para alunos com até 10 anos em todas as escolas públicas ou particulares. 

 

O vereador Dr. Wilson Sami (MDB) destacou também a conscientização da população sobre as vacinas para evitar situações de retorno de doenças que estavam praticamente erradicadas. O sarampo era considerado doença erradicada do Brasil, mas neste ano o país voltou a registrar casos. Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.

 

Já para o vereador Dr. Loester (MDB) é importante que além do reforço do Ministério da Saúde para divulgação das campanhas, a população possa ter a garantia de encontrar as doses quando for aos postos de saúde. “Um dos motivos para que a pessoa não procure os postos é que quando faz a campanha bate à porta e não tem mais vacina. Se foi durante meses e não encontrou passa a desacreditar. Por isso, sempre tem que ter vacina”, reforçou. O vereador Fritz destacou que o nosso serviço de epidemiologia é referência e acrescentou sobre o reforço das divulgações. 

 

VACINA 

A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da Tríplice Viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios, conforme informações do Ministério da Saúde.

 

Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias.  As doses estão disponíveis nas 69 unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande. Terá um “Dia D” no dia 19, onde todas as unidades estarão abertas para a imunização das crianças. Em uma segunda etapa, do dia 18 a 30 de novembro, a vacina estará disponível para pessoas entre 20 e 29 anos de idade. Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS