Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Segunda-Feira, 27 de Junho de 2022, 09h:48
Tamanho do texto A - A+

Vacina contra gripe está disponível para toda população em unidades de saúde

Vacinação dos grupos prioritários ficou abaixo da meta estipulada

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação/Prefeitura de Campo Grande

Vacina contra gripe está disponível para toda população em unidades de saúde

Menino sendo vacinado contra a gripe

 

A partir desta segunda-feira (27) a vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Campo Grande com seis meses de idade. A vacina está disponível em todas as 72 unidades de saúde da cidade e pode ser aplicada juntamente com outros imunizantes, como o da Covid-19, por exemplo. 

 

De acordo com a parcial da campanha fechada na última sexta-feira (24), haviam sido imunizados apenas 34% de todo o público alvo, que conta com mais de 295 mil pessoas em Campo Grande. A orientação do Ministério da Saúde é que 90% de cada um dos públicos recebessem a vacina. 

 

“Somente neste ano tivemos 37 óbitos por Influenza, e uma cobertura dessa é extremamente preocupante, porque a vacina protege justamente contra os vírus que estão circulando e quanto menos pessoas protegidas, maiores os riscos de desenvolverem formas graves da doença”, lamenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

 

Ele ainda lembra que a vacina protege contra três vírus da gripe, o H1N1, Influenza B e H3N2, sendo este último responsável pelo surto atípico que o município viveu no início do ano. O titular da pasta reforça que na época de baixas temperaturas, as chances de ficar gripado são ainda maiores. 

 

Com o objetivo de tentar proteger quem deveria ter se vacinado e não procurou a unidade de saúde, a prefeitura iniciou a imunização de toda a população, uma vez que assim há a possibilidade de reduzir a circulação do vírus. “Todo mundo que tem seis meses de idade ou mais, independente de fazer parte de algum dos públicos alvos, poderá se vacinar a partir de hoje”, reforça o secretário. 

 

Covid-19 

A vacina da Covid-19 também está disponível para toda a população a partir dos cinco anos de idade. Este imunizante pode ser encontrado em um dos 49 pontos de imunização referenciados pela Sesau. 

 

Quem tem cinco anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante poderá buscar os pontos de vacinação para iniciar o esquema de imunização. Se a pessoa possui esta idade, já tomou a primeira dose e concluiu o intervalo recomendado pelo fabricante do imunizante, ela está apta a receber a segunda dose. 

 

Adolescentes de 12 a 17 anos ou pessoas com 18 anos ou mais que concluíram o esquema primário há pelo menos quatro meses poderá receber o primeiro reforço do imunizante, assim como quem tomou a terceira dose neste mesmo intervalo de tempo. Contudo, para receber o segundo reforço é necessário que faça parte de um dos seguintes grupos: Pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais que possuam algum imunocomprometimento grave. 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix