Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Saúde e Bem Estar Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 14:43 - A | A

Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 14h:43 - A | A

Vacinação contra gripe é ampliada para toda população de Mato Grosso do Sul

Decisão foi tomada após alta nos casos e mortes por SRAG no estado

Viviane Freitas
Capital News

 

A partir desta terça-feira (13), todas as pessoas com idade a partir de 6 meses podem se vacinar contra a gripe em Mato Grosso do Sul. A ampliação foi anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) devido ao aumento expressivo de casos e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre idosos e crianças.

Até a 19ª semana epidemiológica, foram registrados 2.708 casos de SRAG e 203 mortes. Do total, 586 casos foram confirmados para Influenza, com 68 óbitos entre hospitalizados. Os idosos representam quase metade das internações e cerca de 80% das mortes por gripe confirmada.

Campo Grande já declarou emergência em saúde pública devido à superlotação das UTIs neonatal e pediátrica. Desde o início da campanha de vacinação, em março, o estado aplicou mais de 410 mil doses e lidera a cobertura vacinal nacional, conforme dados do Ministério da Saúde.

“Diante do avanço dos casos de gripe e da sobrecarga no sistema de saúde, ampliamos a vacinação para toda a população como medida preventiva”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa. Ele reforçou: “A vacina é a forma mais eficaz de evitar internações e salvar vidas”.

Apesar do bom número geral, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários ainda é baixa, com apenas 29,89% de adesão. “A vacina é segura, eficaz e está disponível gratuitamente”, destacou o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, que pediu apoio dos municípios para ampliar a vacinação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS