Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019, 10:31 - A | A

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019, 10h:31 - A | A

Câmara Municipal

Psicóloga usa a tribuna para falar dos animais domésticos

O Brasil é o segundo país com maior número de cães e gatos

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

Psicóloga usa a tribuna para falar dos animais domésticos

Psicóloga da UCDB, Heloisa Bruna Grubits explicou a intenção da universidade em promover o simpósio em Campo Grande.

 

A psicóloga da Universidade Católica Dom Bosco, Heloisa Bruna Grubits usou a Tribuna da Câmara Municipal para falar sobre o I Simpósio Cães de Trabalho e Relações Interespécies, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro. 

 

Para Heloisa Bruna Grubits,a intenção da universidade em promover o simpósio na Capital. O intuito é elaborar um evento na universidade sobre cães de trabalho e relações interespécies, a intenção é mostrar para a sociedade qual é o trabalho que hoje desenvolvemos com os cães e como é essa convivência desses animais na nossa sociedade. 

 

Segundo dados do IBGE, são dados antigos, que mostram que dentro do Brasil existe para cada 4 habitantes um animal de estimação e somos o segundo país em número de cães e gatos. Nossa intenção é mostrar o que acontece com essa realidade, não só dentro da área de trabalho, que hoje é muito conhecida como a terapia mediada por animais, mediada por cães e mediada por cavalos, eu trabalho e pesquiso essa área há mais de 20 anos

 

Para a psicóloga, a grande preocupação é manter essa relação saudável com os animais. “Nossa grande preocupação hoje é essa convivência que tem sido mostrada como tão saudável, não se torne mais um problema na nossa sociedade. Hoje nós temos problemas relacionados à saúde pública, à humanização dos animais, saúde física, saúde mental, questões relacionadas à zoonose e muito pouco sobre o conhecimento do comportamento do animal e como essa convivência deve ser saudável”, explicou.

 

Heloisa destacou em seu discurso a participação de alguns profissionais no evento. “O evento contará com a participação do Tenente Coronel Walter Parizotto do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, também irá contribuir com o evento o Capitão Fabio Pereira de Lima do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Além disso, o Bope irá falar sobre os cães que atuam na área de policiamento”, detalhou.

 

Para finalizar, a psicóloga informou que o evento é aberto à comunidade. “O nosso evento é aberto não só para população acadêmica e para os profissionais, mas para população em geral, para ensinar de como devemos proceder com os animais, ensinar um pouco de tudo que temos pesquisados na universidade. Trabalho 20 anos nessa área, então eu quero contribuir e a universidade também para que seja saudável essa convivência com os animais”, finalizou.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS