Para lutar por melhore condições de trabalho e de salário, a Associação dos Peritos Oficiais do Mato Grosso do Sul (Apoms) lançou uma campanha de valorização salarial da perícia oficial. "Sem perícia não há condenação, todas as provas materiais devem ser produzidas por peritos sob pena de nulidade. Um porte de arma só existe porque um perito fez um laudo afirmando que a arma funciona. Se um perito diz que não funciona, não tem crime", afirma o perito oficial da Polícia Civil de Três Lagoas, Milton César Fúrio, defendendo a importância da atividade.
De acordo com o perito, a associação vai concentrar todos os esforços para a negociação salarial com o governo e traçar um plano de ação para realizar ações coordenadas e organizadas até o dia 4 de dezembro, que é o Dia do Perito). “Nesse dia a Apoms realizará um seminário. Se até lá não conseguirmos falar com o governo, faremos uma mobilização de um dia", afirmou o presidente da APOMS, Emerson Lopes dos Reis.
Emerson diz ainda que o plano de ação vai incluir visitas ao Ministério Público, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal, Secretarias de Estado de Segurança e de Administração, entre outros órgãos públicos. "Nosso salário não acompanhou a evolução dos outros agentes de segurança. O perito criminal, para ingressar na carreira, deve ter nível superior", indigna-se Emerson.
Atualmente, o quadro de peritos do MS conta com uma média de 140 profissionais que, para prestar concurso, devem ter curso superior.
Crimes contra a vida, acidentes de trânsito com mortes e lesão corporal, ambiental, crimes de informática, entre outros, fazem parte da competência pericial. Para atuação frente aos crimes, são realizados exames de drogas, exames de sangue, exames com luminol (substância que reage e mostra a prova em locais que não são visíveis), exame comparativo de DNA, entre outros. (Com informações do Hoje MS)
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)