O Ministério Público Federal em Corumbá propôs que um leilão seja realizado o quanto antes com os mais de 130 veículos encontram-se depositados nos pátios da Receita Federal e da Polícia Federal em Corumbá.
O objetivo é evitar que esses bens sofram danos causados pela ação do tempo, perdendo seu valor de origem. O leilão deverá ser determinado pela Justiça Federal. Segundo informações de MPF, muitos desses veículos são do ano de 2011 e de marcas cotadas em mais de 50 mil reais como PT Cruiser, Captiva da Chevrolet e Kia Soul.
Os bens apreendidos são fruto de inquéritos policiais, processos ainda sem sentença ou processos em grau de recurso, quando o acusado perde o direito à posse do veículo. Após o leilão o Detran deverá emitir novos licenciamentos, livres de impostos, multas e taxas vencidas.
De acordo com a medida cautelar do MPF, os donos dos veículos apreendidos não serão prejudicados. O dinheiro da venda será resguardado e em caso de absolvição volta ao proprietário do veículo, mas se houver condenação, o dinheiro será encaminhado à União.