Um dos direitos mais básicos da vida em sociedade, o de ir e vir livremente, nem sempre é aplicado em sua totalidade. Alguns indivíduos não podem usufruir dessa conquista por conta de suas limitações físicas. Quem utiliza cadeiras de rodas ou muletas para se locomover conhece as dificuldades e as condições precárias de prédios, construções e calçadas. Ainda assim, é menos difícil do que as barreiras dos deficientes visuais.
De 19 a 29 de novembro, acontece em Campo Grande um curso sobre Orientação e Mobilidade, voltado para profissionais que atuam na educação especial. A realização é da Secretaria de Educação, por meio do Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV).
“Possibilitar novas oportunidades aos alunos das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul é um dos objetivos do curso. A intenção é ensinar os profissionais em como orientar as crianças e as família sobre a utilização de salas de recursos, além de ferramentas de locomoção, como bengalas”, explica Claunice Dornelles, coordenadora do CAP-DV.
As aulas são ininterruptas, abrangendo os dias 22 e 23 de novembro (sábado e domingo), completando 76 horas, e serão ministradas pela especialista Vera Felipe, que já atuou no Laramara, um centro de referência no atendimento ao deficiente visual. Outras 4 horas serão cumpridas à distância, do dia 30 de novembro a 10 de dezembro.
Participam profissionais de Campo Grande, diversas instituições que atendem deficientes visuais, e três municípios do interior (Iguatemi, Sidrolândia e Rio Negro) também estarão presentes.
O curso tem a parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), da presidência da República (que coordena a Política Nacional de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência); Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDV); Secretaria de Estado de Educação (SED) e secretarias municipais de Educação.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)