Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019, 18:34 - A | A

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019, 18h:34 - A | A

Trânsito

Lei beneficia motoristas de aplicativo, agora eles podem se cadastrar como microempreendedores

Com isso, eles poderão ter direito a aposentadoria e benefícios

Laryssa Maier
Especial Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de trânsito, Uber, IPVA, pedestre, centro, transporte

Motorista terá acesso a benefícios, como aposentadoria por idade e invalidez, auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão.

Motoristas de aplicativos (UBER, 99 POP, Cabify)  poderão se registrar como microempreendedores individuais (MEI) e, assim, contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, os motoristas passariam a ser classificados como trabalhadores formais.

 

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma empresa constituída por uma pessoa que deseja se formalizar como pequeno empresário trabalhando por conta própria. MEI é uma empresa constituída por uma pessoa que deseja se formalizar como pequeno empresário trabalhando por conta própria.

 

Para se cadastrar como MEI, é preciso ter faturamento de até R$ 81 mil por ano, não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa e ter no máximo um empregado. Como MEI, o microempreendedor tem um CNPJ e pode abrir conta bancária, fazer empréstimos e emitir notas fiscais.

 

A Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional, vinculado ao Ministério da Economia, foi publicada nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União. A publicação de hoje altera a Resolução do comitê publicada em maio de 2018, que inclui a ocupação Motorista de Aplicativo Independente. A Resolução já está em vigor.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS