Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 14:56 - A | A

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 14h:56 - A | A

Doe Vida

Hemosul com estoques de sangue quase zerado clama por socorro

Sangue tipo O- e O+ estão com apenas 10% no estoque

Laryssa Maier
Capital News

Edemir Rodrigues/Portal do MS

Junho Vermelho tem objetivo de incentivar doação de sangue

O Hemosul é responsável pelo abastecimento de hospitais públicos e privados de todo Estado

Nesta segunda-feira (11) o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) convocando os doadores de Campo Grande para auxiliarem na reposição dos estoques de sangue dos tipos O- e O+, o quais se encontram praticamente zerados, com apenas 10% a 20% do estoque.

 

Conforme a gerência de comunicação do Hemosul, a explicação está na baixa participação dos doadores nos últimos dias, foi registrada uma média de 90 cadastros por dia, quando o ideal seriam 170.

 

O Hemosul é responsável pelo abastecimento de hospitais públicos e privados de todo Estado, portanto a necessidade de os doadores comparecerem as unidades de coleta é imediata. Para doar sangue é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Os doadores que tenham 16 ou 17 anos, precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

 

Segundo assessoria, sobre a frequência de doação é importante ressaltar que doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem doar até três vezes durante o ano, com intervalo mínimo de três meses. Procure a unidade de coleta mais próxima, e faça sua doação

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS