Nesta quinta-feira (25), o Sebrae/MS, a Fundação de Turismo (Fundtur/MS) e as instituições que compõem o Sistema S, assinaram o convênio que injeta mais de R$ 750 mil nos pequenos negócios do trade turístico em Mato Grosso do Sul. Em 2019, os recursos para aquecer o setor no Estado já somam R$ 6,8 milhões.
As ações integram o projeto MS Investe Turismo, sendo um desdobramento do programa lançado no início de julho em Bonito. A parceria assinada entre as instituições compreende linhas de ações, como a captação de novos voos e a promoção e comercialização dos destinos, levando empresários de MS para eventos estratégicos, por exemplo. Somente neste mês, um road show impactou diretamente mais de 500 agentes em São Paulo.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, “Os parceiros, o Sebrae, Senai, Senac e Senar, estão neste processo ajudando a Fundação de Turismo na qualificação deste empreendimento para quem receber o nosso turista, e divulgando para fora, e o Estado fazendo toda a parte de infraestrutura, como reforma de aeroportos e rodovias”, pontua.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, “O convênio potencializa ações que as instituições já vêm trabalhando. O Turismo é o que pode trazer uma nova fonte de renda, 99% das empresas do Turismo são pequenos negócios, ou seja, o dinheiro fica no local”, destaca..
O convênio registra prazo de 12 meses, porém, os representantes declaram que isto é apenas uma formalidade. Uma vez que, os trabalhos pelo setor vão continuar por aproximadamente uns três anos. Ainda conforme o diretor-superintendente do Sebrae/MS, “Não é à toa o que ocorre em Bonito, a primeira reunião para consolidar o Turismo ocorreu em 1992”, enfatiza.
Os resultados começam a surgir, em Bonito, 2019 foi o melhor ano dos últimos três de ocupação de hotéis, conforme o Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul. Além disto, segundo a Fundtur, a previsão é de crescimento de 5% de entrada de turistas no Estado.
Ao todo, mais de 50 setores são beneficiados diretamente pelo Turismo. Hoje, a instituição de apoio aos pequenos negócios atende 150 clientes do setor, capacitando os empresários em diversas áreas. “Um conjunto de capacitações de gestão de negócios, acesso ao mercado, marketing, inovação tecnológica, preparamos também as empresas para estarem presentes em uma rodada de negócios”, conclui o gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia.