Já no período de 27 de agosto a 5 de setembro, o Fórum funcionará para o público externo apenas no período vespertino. Este ato possibilita ao servidores a presença em período integral nos cursos de capacitação organizados para treinar a equipe que irá operar as novidades do SAJ PG5, que vão modernizar os serviços, conferir mais agilidade e possibilitar a virtualização das varas e de vários procedimentos.
Consultas - No período de 21, a partir das 18hs, ao dia 27 de agosto, não será possível fazer consultas da movimentação dos processos da Comarca de Campo Grande. Neste período, a Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça de MS, fará a migração dos dados da plataforma do Sistema de Automação Judiciária - SAJ PG3 para o SAJ PG5, deixando o sistema indisponível. A atividade de transferência será desenvolvida por equipe do Departamento de Automação Judiciária em conjunto com a Empresa Softplan.
Virtualização - A migração para a nova versão é o primeiro passo na preparação para a futura virtualização de novas varas cíveis que serão criadas, ainda este ano, para funcionar totalmente virtuais, pois o processo virtual só é possível na plataforma PG5 do SAJ.
Esta nova versão é mais moderna que as versões anteriores e vai mudar todo o funcionamento do sistema. Na prática aparecerão novos campos e tabelas, para mais funções, inclusive as que possibilitam a virtualização dos processos, a petição e o protocolo eletrônicos.
A principal diferença desse sistema é que, em vez de os computadores trabalharem com os programas executados pela rede, cada computador tem seus programas executáveis instalados na própria máquina, e somente acessam os dados pela rede. Isso significa que o computador só usa a rede para enviar e receber dados, o que aumenta sensivelmente a velocidade do trabalho.
Treinamento - Para um melhor aproveitamento das informações da plataforma PG5, os servidores da Comarca passarão por uma capacitação. Os treinamentos para magistrados iniciam no dia 21, com uma turma matutina e uma vespertina, com as instrutoras Liriane Aparecida Silva Nogueira e Conceição Pedrini, na sala da Esmagis. Neste dia, às 18hs, acontecerá a paralisação do sistema SAJ/Banco de Dados do Fórum de Campo Grande.
Na sexta-feira (22), serão treinados os 126 assessores jurídicos e analistas. No período de 27 de agosto a 2 de setembro serão treinados os 86 oficiais de justiça. No dia 22 de agosto, período integral, é a vez dos 20 servidores da Central de Mandados. No período de 28 de agosto a 04 de setembro, quatro turmas de 100 servidores passam por treinamento e outras duas, de 60 servidores entram em treinamento no período de 5 a 11 de setembro. Os treinamentos são práticos e teóricos e serão alternados entre matutino e vespertino. Outras duas turmas (7 e 8), com 60 servidores cada, terão treinamento no período vespertino de 27 de agosto a 5 de setembro. (Informações da Assessoria)
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)