No âmbito das ações do Fiems Inova, três empresas do ramo da panificação de Campo Grande receberam na tarde de ontem (16/06) os diagnósticos de eficiência energética. Os relatórios que apontam os resultados de um estudo minucioso realizado na indústria sobre o consumo e a otimização de energia elétrica fazem parte do Projeto de Eficiência Energética, que é realizado pelo Senai em parceria com o Sebrae/MS.
O diretor da Fiems, Irineu Milanesi, responsável pelo projeto, visitou as empresas e fez a entrega dos diagnósticos acompanhado pelos técnicos do Senai de Campo Grande, Roberto Fedrizzi (Área de Relações com o Mercado) e Ricardo Fernandes (Gerência de Educação e Desenvolvimento). “A entrega destes diagnósticos demonstram a nossa preocupação com a competitividade das empresas”, disse.
Ele destacou que a energia é um dos itens que mais pesa nos custos e quanto mais subsídios o empresário tiver para poder trabalhar com segurança o preço do produto melhor será. “É exatamente isso que os diagnósticos revelam”, explicou, acrescentando que a produção do documento exige a realização do levantamento da estrutura elétrica, equipamentos e máquinas, além de verificar as condições dos cabos, lâmpadas, transformadores e qualquer outro tipo de material, que esteja ligado ao processo produtivo e demande gastos de energia.
Empresas
Para a proprietária da Padaria e Conveniência Pão & Tal, Ivana Monte Lima Oliveira, o diagnóstico de eficiência energética chegou em um momento oportuno para a empresa que estava consumindo além da demanda contratada e isso estava encarecendo muito os custos. “Estávamos consumindo muita energia além da contratada e agora após algumas ações sugeridas já ajustamos o consumo e posso adiantar que já estamos pagando 25% a menos na nossa conta de energia elétrica”, revelou, acrescentando que entre as ações substituiu motores e lâmpadas.
Para Viviani Mara Luiz, proprietária da Padaria Boa Vista, o diagnóstico de eficiência energética vai servir como ferramenta para otimizar o consumo e reduzir custos. “Hoje nós pagamos cerca de R$ 3,4 mil em energia elétrica, mas com certeza pode ser menos e por isso vamos nos atentar para cada sugestão expressa neste diagnóstico, que é uma orientação excelente oferecida pelo Senai”, explicou a empresária, completando que o Sistema Indústria exerce papel fundamental para o empresário ao oferecer esse tipo de informação.
Já para o empresário Josiel Caramalac, da Padaria Delícias do Trigo, o diagnóstico confirmou o resultado dos investimentos realizados ao comprovar a eficiência energética praticada na indústria. “Com certeza eu gostaria de poder economizar mais energia, mas se o levantamento comprovou que estamos no caminho certo, que utilizamos energia com consciência, este também é um bom indicativo de que a gestão do empreendimento é responsável”, ressaltou satisfeito.
Cronograma
Ricardo Fernandes destacou que nesta quinta-feira (18/06) as empresas Raça Nutrição, Rações Bochi, Moinho Pantanal, Multinox, Inflex e Douramix, todas de Dourados, receberão os diagnósticos. “Além do município de Dourados e Campo Grande, empresas de Anastácio, Nova Andradina e Corumbá também integram o grupo das 37 que aderiram ao programa até agora”, informou.
Já Roberto Fedrizzi acrescentou que ainda há três vagas para empresas do Estado que quiserem realizar um diagnóstico energético do empreendimento.
Os diagnósticos estão sendo entregues conforme o cronograma de conclusão das ações, sendo que no último mês de maio três empresas de Campo Grande e duas de Dourados que receberam as visitas de técnicos para levantar a estrutura elétrica, equipamentos e máquinas que estivessem ligados ao processo produtivo e demandassem gastos de energia.
Na Capital, receberam os diagnósticos a Vetorial, Wakamatsu e Bread, enquanto em Dourados foram as empresas Pedreira Itaporã e Padaria Pão Bom. No ano passado, os diagnósticos foram entregues para seis empresas - Brasráfia Indústria e Comércio de Embalagens, IMB Têxtil, Divino Sapore Indústrias Alimentícias, Berton Indústrias de Plásticos, Edyp Comércio e Serviços e Semalo Indústria e Comércio de Alimentos.
Serviço - Os interessados em obter informações sobre o Programa de Eficiência Energética desenvolvido pela Fiems podem procurar as unidades do Senai/MS em Campo Grande (67 3321-0421), Dourados (67 3411-2600), Três Lagoas (67 3509-5200), Naviraí (67 3461-2141) Rio Verde Mato Grosso (67 3292-1747) e Corumbá (67 3231-3158)