Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 14:18 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 14h:18 - A | A

Junho Vermelho

Época de frio abaixa estoque de sangue

Dia mundial do doador de sangue (14) busca ampliar estoque

Elaine Silva
Capital News

Edemir Rodrigues/Portal do MS

Junho Vermelho tem objetivo de incentivar doação de sangue

Hemosul quer prevenir contra o baixo estoque de bolsas no Estado

Nesta sexta-feira (14) é o dia mundial do doador de sangue. E como dia 21 inicia o inverno na Capital, foi criado o mês Junho Vermelho que busca ampliar o estoque de sangue.  No mês de junho, quando as temperaturas começam a cair por causa do inverno e as doenças respiratórias surgem com mais frequência, as doações de sangue ficam até 80% menores em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Hemosul. 

 

A situação não é diferente em outros estados do país, e por causa dos baixos estoques de sangue o período passou a ser reconhecido nacionalmente como o mês de incentivo às doações, intitulado como Junho Vermelho.

 

Segundo a assessoria as ações de conscientização do Junho Vermelho começaram nesta segunda-feira (03.06) na Rede Hemosul do Estado. Os primeiros a participarem da campanha foram os integrantes da Liga do Bem. O grupo, que utiliza a roupa de super-heróis para incentivar ações de cidadania, atua há quatro anos em parceria com o Hemosul, ajudando a alavancar as doações de sangue, o que funciona efetivamente, conforme o órgão.

 

Na segunda semana de junho, entre os dias 10 e 12, já está programada a coleta dos militares, com um grande número de doadores. No dia 13, feriado municipal em Campo Grande, o Hemosul da Capital não funcionará – no interior abrirá normalmente -, e os atendimentos retornarão no dia 14, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. 

 

Por meio de parcerias privadas, nesse dia serão oferecidos lanches especiais para os doadores do Hemosul Coordenador, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, mesmo que a doação não possa ter sido efetivada naquele dia. No Hospital Regional, na Capital, nas unidades de Dourados e Ponta Porã o doador também terá um lanche especial.  

 

Já na terceira semana de junho, a grande doação será feita pelos policiais militares, como fazem todos os anos. A imprensa também tem papel importante neste período de divulgação, multiplicando o alcance e trazendo mais doadores às unidades.

 

LOCAIS PARA DOAÇÃO 

 

Os locais para doação de sangue são: Hemosul Coordenador, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa n° 1.304; o Hemosul que fica no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS); Hemosul Dourados; Hemosul Ponta Porã; Hemosul Paranaíba e Hemosul Três Lagoas.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS