Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 14 de Julho de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008, 17:16 - A | A

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008, 17h:16 - A | A

Desembargador de MS é novo presidente de associação de defesa da infância

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O desembargador sul-mato-grossense Joenildo de Sousa Chaves é o novo presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj). Entusiasmado com a causa, está traçando metas e firmando parcerias importantes para alavancar os assuntos relacionados à infância e juventude no Brasil. Reticente em adiantar detalhes pontuais, diz que a grande bandeira da diretoria executiva do biênio 2009/2010 será a parceria.

Para o Des. Joenildo, os caminhos do futuro estão calcados nos investimentos que se faz na infância e na juventude. “Historicamente este é um momento especial no que tange ao tema infância. Hoje se discutem questões como a maioridade penal, que precisam de solução. Novas leis aprimoraram a adoção, criaram a guarda compartilhada e dão manutenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outros avanços significativos. O plano de metas da Abraminj ficará pronto ainda este ano”, garante o desembargador.

A Abraminj está presente em quase todos os estados brasileiros, e a totalização das adesões estaduais está entre as metas de Joenildo. “Quero parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Defensoria, clubes de serviços, entidades e com os municípios. Vamos arregaçar as mangas e desenvolver projetos. Vamos buscar apoio na mídia, que é importante tanto para mobilizar a opinião pública quanto para criar novas culturas”, destaca, acrescentando que vai mapear os principais problemas de cada região e acompanhar ativamente as políticas públicas voltadas para dar solução a essas demandas.

A eleição e a posse ocorreram durante o XXII Congresso Brasileiro da Infância e Juventude da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude, realizado no período de 7 a 9 de novembro, em Búzios, no Rio de Janeiro.

Des. Joenildo – Nascido em Ourives, na Bahia, em 1944, o Des. Joenildo formou-se em Direito em Montes Claros, Minas Gerais, em 1971. Foi advogado, professor, delegado, exerceu cargo público de Secretário de Fazenda de Montes Claros, até ingressar na Magistratura como Juiz de Direito da Comarca de Amambai, em 1980. Passou por Corumbá e Três Lagoas, antes de chegar em Campo Grande (MS). Em 1995, por merecimento, veio a assumir o cargo de Desembargador do TJMS, do qual chegou a ser vice-presidente, no biênio 2003/2004. Também foi vice-presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul e por seis anos vice-Presidente da Abraminj, órgão que agora assume como titular da diretoria executiva.

Casado com a Sra. Clarice Maciel Sousa Chaves, e pai de três filhos: Sofia, José e Mateus, Joenildo diz que já seria a hora de “desacelerar” na vida. No entanto, a importância da Abraminj, somada à maturidade e à experiência pessoal, frutos de uma vida ativa, como juiz de menores (nomenclatura utilizada à época) e da vara de família (por 8 anos na Capital), participações constantes em congressos e seminários sobre a infância e juventude, inspiram o desembargador a abraçar mais esta causa nobre. “Sei que tenho muito para contribuir e vou mobilizar, criar comissões multidisciplinares, incentivar campanhas pertinentes”, frisou o desembargador.

Alguns magistrados sul-mato-grossenses estão mobilizados pelas causas da Abraminj. Entre eles a Juíza, Dra. Maria Isabel de Matos Rocha, os Juízes Dr. Danilo Burin, Dr. Carlos Alberto Garcete de Almeida e o Dr. Paulo César Pereira da Silva.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS