Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 13:53 - A | A

Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 13h:53 - A | A

Clima

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas em MS

Região Sul do estado será a mais afetada

Lethycia Anjos
Capital News

Anderson Ramos/Capital News

Aeroporto opera sem atrasos mesmo com chuva em Campo Grande

MS recebe alerta de chuvas intensas

Mato Grosso do Sul recebeu dois novos alertas de chuvas intensas, conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Municípios das regiões Sul, Sul-Fronteira, Grande Dourados e Vale do Ivinhema devem ser os mais afetados. Os alertas são válidos até às 8h de amanhã, 4 de março. 

 

As previsões são elaboradas com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os últimos dados divulgados apontam que as regiões Sudoeste, Norte, Centro e Bolsão estão com aviso amarelo, ou seja perigo potencial de chuvas até 50 milímetros por dia e ventos intensos de até 60 km por hora. Essas regiões contemplam os municípios de Anastácio, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Coxim, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas.

 

Cidades localizadas no Sul, Sul-Fronteira, Grande Dourados e Vale do Ivinhema receberam alerta laranja que significa possíveis tempestades com grau de severidade classificado como "perigo". Nessas regiões há possibilidade de chuvas de até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 quilômetros por hora. Pode ocorrer também queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Devem ficar em alerta as cidades de Amambai, Angélica, Batayporã, Coronel Sapucaia, Dourados, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Jardim, Juti, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã e Tacuru.

 

Conforme a Defesa Civil no caso de possíveis rajadas de vento, não é recomendado se abrigar embaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

 

Serviço:

Com intuito de evitar acidentes, a Defesa Civil criou um sistema de alerta climático via SMS. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP), de interesse. O envio é gratuito e o usuário pode cadastrar mais de um CEP. 

 

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Defesa Civil pelo telefone 199 ou no Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS