Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2022, 18:25 - A | A

Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2022, 18h:25 - A | A

Projeto

Campo Grande terá construção condomínios protótipos de habitação

O projeto, do Governo Federal, será realizado em outras duas cidades

Flávio Veras
Capital News

 

Deurico/Arquivo Capital News

Parabéns, Campo Grande!

Vista de Campo Grande

 

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou a construção de três condomínios protótipos com moradias voltadas à habitação de interesse social em Campo Grande. 

 

Os projetos, que serão implementados também em Londrina (PR) e Olinda (PE), foram selecionados no Concurso de Arquitetura “Habitação de Interesse Sustentável”, promovido pelo MDR em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em 2021.

 

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (23) na cidade de Londrina, também foi anunciada a abertura de inscrições para a realização de processo seletivo destinado à implementação de novos pilotos de habitação de interesse social, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). 

 

Além disso, foram divulgadas novas regras para a contratação de moradias voltadas a famílias de baixa renda, com condições ajustadas em função da pandemia de covid-19.

 

“O que estamos fazendo aqui hoje é emblemático e importante. Estamos fazendo anúncio de algumas mudanças do Programa Casa Verde e Amarela, de readequação de valores em virtude do desequilíbrio de preços em função da pandemia”, afirmou Marinho. 

 

“Além disso, Londrina foi uma das três cidades do Brasil escolhidas para receber um novo modelo habitacional que pretendemos implementar no programa habitacional. É um protótipo em que vamos levar em consideração a eficiência energética, a racionalidade da utilização dos materiais, conforto e acessibilidade. Pretendemos fazer dele um modelo que possa ser utilizado no País como um todo”, destacou. 

 

Segundo o ministério, as cidades irão receber os projetos vencedores do concurso por serem os mais bem ranqueados em critérios estabelecidos por meio de edital. 

 

Os projetos do concurso levaram em consideração a viabilidade técnica e econômica de soluções de arquitetura em diferentes zonas bioclimáticas que resultem na melhoria das condições de conforto e sustentabilidade na habitação. 

O concurso teve como critério de seleção quatro eixos: eficiência energética, industrialização, adaptabilidade e custo. 

 

Agora, as cidades onde os protótipos serão construídos irão iniciar os processos de contratação dos empreendimentos habitacionais para apresentar os projetos ao agente financeiro, que será a Caixa.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS