Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 07 de Setembro de 2020, 12:53 - A | A

Segunda-feira, 07 de Setembro de 2020, 12h:53 - A | A

Saúde

Após seis meses de suspensão Cirurgias eletivas retornam em MS

As cirurgias foram suspensas em razão do contágio do coronavírus

Laryssa Maier
Capital News

Edemir Rodrigues

Neste ano, MS já realizou 98 transplantes de órgão

..

Desde o dia 23 de março, as cirurgias foram suspensas em razão do contágio do coronavírus.O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), publicou Resolução que trata da retomada das cirurgias eletivas pela rede pública e contratualizada de Mato Grosso do Sul. Apesar do retorno, a Resolução estabelece uma série de medidas a serem observadas que implicam desde a disponibilidade de vagas, a materiais como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e testes para Covid-19.

 

Na Resolução, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, considera o caráter dinâmico do comportamento geográfico da disseminação da Covid-19 para a retomada das cirurgias e afirma que o retardamento do início ou da continuidade do tratamento daqueles pacientes com doenças não emergenciais, pode resultar em aumento da dor, acréscimo das complicações, sobrecarga ao sistema de saúde e consequentemente a morbimortalidade.

 

De acordo com assessoria, e reitera que caso a suspensão da realização de cirurgias eletivas perdure por um longo período, o volume de doentes com necessidades de tratamento cirúrgico eletivo poderá se tornar crítico, o que fatalmente resultará num risco de colapso do sistema de Saúde pela concomitância de tratamentos postergados e novos pacientes acometidos da Covid-19.

 

Há uma restrição para cirurgias eletivas, aquelas que tenham finalidade exclusivamente estética. A Resolução prevê a priorização nos agendamentos. Mas devem ser levados em consideração alguns critérios como: a lista de casos cancelados e adiados anteriormente; estabelecimento de critérios de pontuação de prioridade objetiva; priorização de especialidades e o balanceamento sobre a questão de riscos associados ao coronavírus.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS