Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 12 de Fevereiro de 2022, 16:35 - A | A

Sábado, 12 de Fevereiro de 2022, 16h:35 - A | A

Projeto

Animais que vivem em escolas municipais serão castrados

Ação começou no Emei Indubrasil com quatro felinos

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

CCZ orienta população sobre cuidados contra a raiva

Animais serão castrados

Subsecretaria do Bem-Estar Animal de Campo Grande, iniciou o Projeto CED nas Escolas, que tem por finalidade capturar e esterilizar (castrar) cães e gatos que vivem nas escolas municipais e Emeis de Campo Grande. A ação começou no Emei Indubrasil com quatro felinos.

 

Inicialmente, a Subsecretaria tem o levantamento de 90 felinos residentes nas escolas e Emeis municipais em que são segmentados por animais dóceis (30) e não dóceis (60). Conforme a Prefeitura da Capital, esse número ainda aumentará de acordo com o levantamento nas escolas. A diferença dos grupos é a utilização da armadilha chamada gatoeira, no caso do grupo de não dóceis, essa armadilha serve para facilitar a captura do animal e posteriormente serem direcionados para as clínicas credenciadas.

 

Junto a captura desses animais, será disponibilizado material educacional nas escolas com panfletos e conscientização do Projeto CED nas escolas (Capturar, Esterilizar e Devolver), ao fim dos procedimentos a escola também receberá uma placa citando a participação no projeto em que o animal é monitorado pelos Programas e Projeto da Subsecretaria.

 

Segundo a subsecretária do Bem-Estar Animal, Ana Cristina Camargo de Castro, a Subsecretaria ao longo de 2022 vai acompanhar cada caso de cada escola. “Como a maioria são felinos, é uma dificuldade maior principalmente para capturá-los. O projeto CED é muito importante, pois evita doenças, a reprodução desenfreada desses animais e consequentemente o abandono, além de conscientizar nossas crianças sobre o bem-estar animal”, enumera.

 

Os animais castrados serão atendidos pelo Programa de Castração iniciado em 2021 que atualmente conta com quatro clínicas veterinárias credenciadas.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS