Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Tecnologia Sábado, 09 de Julho de 2022, 17:24 - A | A

Sábado, 09 de Julho de 2022, 17h:24 - A | A

Coluna Tecnologia

Empreendedorismo digital: como abrir um negócio online?

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Vendas online têm grande crescimento; saiba como se inserir nesse mercado

iStock

ColunaTecnologia

Cada vez mais vivemos em um mundo conectado; seja para se comunicar, se divertir, estudar ou trabalhar, a rede nos oferece diversos benefícios. Entre as inúmeras possibilidades que a internet nos oferece, está o de empreender digitalmente, cujo modelo de negócio se baseia em desenvolver a empresa de modo virtual, e vem conquistando grande parte dos empreendedores que desejam ter mais autonomia nos negócios e maior qualidade de vida.

Segundo o Sebrae, os termos ligados ao empreendedorismo digital somam mais de 500 mil buscas mensais no Google somente no Brasil, e a tendência é de crescimento.

Começar um negócio online tem muitas vantagens, pois o custo operacional é baixo, se comparado com uma loja física. Além de não necessitar de grandes espaços, o potencial de chegar a um número muito maior de clientes e de não existirem barreiras de distância e horário para realizar as vendas são fatores favoráveis a esse modelo de negócio.

Porém é sempre importante, antes de começar a se aventurar no empreendedorismo digital, fazer um bom planejamento financeiro, estudar muito bem o mercado em que deseja atuar e o modelo de negócio que a empresa vai adotar, além de identificar um nicho de público-alvo, cujas necessidades ainda não tenham sido supridas para poder se destacar entre tantas pessoas. É importante também diversificar os canais de vendas, como marketplaces, lojas virtuais, redes sociais e blogs, para atingir um número maior de clientes.

A gama de produtos e serviços que podem ser oferecidos online também é grande. Os setores que apresentaram maior crescimento no ano de 2021 foram os de moda, beleza, perfumaria e saúde. As categorias de celulares, eletrodomésticos e eletrônicos foram as que apresentaram maior faturamento no ano, conforme o estudo da Neotrust. Já o estudo Market Review - Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic, em parceria com a OpinionBox, revela que Telefonia/Celulares é a segunda categoria mais comprada online, com 57% dos consumidores.

Com grande crescimento, o setor de tecnologia é muito atrativo nos modelos de e-commerce. Além de vender celular, que tem um mercado em potencial muito grande, e se mostra uma grande oportunidade, ainda pode se comercializar diversos outros produtos relacionados como carregadores, cabos, adaptadores, fones de ouvido, capas, películas, tripés, entre outros acessórios.

O mercado online oferece muitas oportunidades e vantagens para quem se dedica e tem vontade de crescer. Estar sempre antenado nas novidades e sempre bem informado faz toda a diferença para obter sucesso no empreendedorismo digital.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS