Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Moda e Beleza Domingo, 01 de Março de 2020, 12:23 - A | A

Domingo, 01 de Março de 2020, 12h:23 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Joias tecnológicas ajudam a monitorar a saúde

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Acessórios inteligentes unem estilo e tecnologia para facilitar a vida das pessoas

Divulgação/Bellabeat

ColunaModaEBeleza

Joias e peças de adorno sempre fizeram parte da cultura. Seja para afirmar status, expressar devoção ou simplesmente para fins ornamentais, o uso de acessórios acompanhou a evolução das civilizações e hoje é parte do nosso dia a dia. Com o advento da tecnologia, essas peças passaram a acumular ainda mais funções, tornando-se capazes de monitorar a saúde e diferentes hábitos das pessoas. Chamadas de “joias inteligentes”, elas prometem facilitar a vida dos seus donos, sem deixar a elegância de lado.

As joias tecnológicas são capazes de, entre outras coisas, monitorar a quantidade de passos dados em um dia, contar as calorias ingeridas, batimentos cardíacos, horas de sono e até mesmo avisar as mulheres sobre o início do seu período fértil. Elas são uma opção aos smartwatches e fitness trackers, de design mais casual -- muitos deles lembram uma pulseira masculina --, para uso em ocasiões que exigem vestuário mais formal, como alguns locais de trabalho, além de eventos e festas.

Um dos modelos mais populares de joia inteligente é o pingente Leaf Nature, da marca Bellabeat. Em formato de folha, com corpo de madeira e detalhes em metal dourado ou prateado, a peça pode ser usada como colar, pulseira ou broche. Conectada a um aplicativo, ela monitora os minutos de atividade, a quantidade de energia gasta e de horas dormidas, além de possuir um algoritmo capaz de prever a suscetibilidade da pessoa ao estresse em um determinado dia. Para tanto, cruza informações sobre qualidade do sono, meditação e atividades físicas realizadas.

Outro exemplo são os braceletes da marca WiseWear, desenvolvidos em parceria com Iris Apfel, decoradora nova-iorquina e ícone de estilo. As peças, com banho de ouro amarelo, rosé e ródio, são capazes de acusar o recebimento de ligações, mensagens e e-mails, enviar lembretes e monitorar o nível de hidratação. Além disso, as pulseiras possuem uma função de emergência: com apenas um toque, elas enviam um sinal para contatos selecionados. As funções são configuradas pelo site da marca.

 

 



 


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS