Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Julho de 2025


Marco Eusébio Sábado, 19 de Julho de 2025, 07:26 - A | A

Sábado, 19 de Julho de 2025, 07h:26 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

‘Porque eu posso’, diz Trump sobre tarifaço

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Questionado sobre taxar em 50% a importação de produtos brasileiros, embora seu país leve vantagem nas relações econômicas com o Brasil, Donald Trump (que na carta a Lula anunciou o tarifaço inventando que os EUA teriam déficit nas relações comerciais entre os dois países e interferiu e falou em "caça às bruxas" contra Jair Bolsonaro), respondeu ontem a jornalistas no gramado da Casa Branca: “Estamos fazendo isso porque eu posso fazer. Ninguém mais seria capaz".

• • • • •

Tarifaço de Trump ajuda Lula a recuperar popularidade, diz pesquisa Genial/Quaest

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

Lula recebe 'ajuda' inesperada de Trump

Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta (16) mostra que oscilou de 40% para 43% a aprovação do presidente Lula e recuou de 57% para 53% a desaprovação após o tarifaço anunciado por Donald Trump para produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. O cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes, diz que a recuperação do presidente brasileiro aconteceu entre os mais escolarizados, de classe média e que vivem no Sudeste. “São segmentos mais informados da população, que se percebem mais prejudicados pelas tarifas de Trump, e que consideram que Lula está agindo de forma correta até aqui, por isso passam a apoiar o governo”, explica. A queda na avaliação do governo que piorava desde dezembro de 2024 foi estancada: agora 40% avaliam negativamente (eram 43% e 41% de maio e março deste ano). Os que avaliam o governo de forma positiva são 28% e os que consideram regular são 28%. A Qaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos acima entre os dias 10 e 14 de julho em todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS