Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Marco Eusébio Sábado, 17 de Agosto de 2019, 09:12 - A | A

Sábado, 17 de Agosto de 2019, 09h:12 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Câmara aprova projeto contra abuso de autoridade que pode frear Lava Jato

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Pablo Valadares/Agência Câmara

ColunaMarcoEusébio

Projeto colocado por Maia para votação em regime de urgência foi aprovado pela Câmara na noite anterior

A Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência na noite de quarta (14) projeto do ex-senador Roberto Requião (MDB-PR) que define crimes de abuso de autoridade, cometidos por servidores públicos e membros dos três poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas. Já aprovado no Senado, o texto segue à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Considerada uma reação do Congresso para conter investigações como as da Lava Jato, a proposta lista 37 ações que poderão ser consideradas abuso de autoridade, como obter provas por meios ilícitos; executar mandado de busca e apreensão em imóvel, mobilizando veículos, pessoal ou armamento de forma ostensiva, para expor o investigado a vexame; impedir encontro reservado entre preso e seu advogado; e decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado sem intimação prévia de comparecimento ao juízo.

No Twitter, a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), escreveu que é contra o projeto e afirmou: "Jamais defenderei qualquer abuso, como também jamais moverei uma palha que possa, eventualmente, prejudicar o combate à corrupção, as ações da Lava Jato e afins." Na rede social, contra a medida do Congresso, a hastag #VetaBolsonaro era uma das mais postadas na noite anterior.

 

 

• • • • •

 

Só dois deputados de MS votaram contra a urgência do 'abuso de autoridade'

Pablo Valadares/Agência Câmara

ColunaMarcoEusébio

Urgência do texto foi aprovada com votos de 342 deputados contra 83. Na hora de votar o projeto, o voto não foi nominal

A votação do projeto de "Abuso de Autoridade" aprovado pela Câmara não foi nominal, mas a do pedido que deu urgência ao texto sim. A urgência foi aprovada com o voto de 342 deputados contra o de 83. Dos oito deputados federais de Mato Grosso do Sul, só os dois do PSL votaram contra a urgência do texto: Dr. Ovando e Loester "Tio" Trutis. O partido Novo foi o único a orientar contra a urgência do abuso de autoridade. PSL, Cidadania e Podemos liberaram as bancadas e os demais partidos orientaram a favor. Veja aqui no site Congresso em Foco como votaram os deputados de seu estado.

 

• • • • •

 

Simone Tebet diz que capitalização pode atrasar reforma da Previdência no Senado

Jefferson Rudy/Agência Senado

ColunaMarcoEusébio

Simone e Tasso Jereissati afirmam que tentativa de incluir capitalização poderá atrasar a reforma no Senado

Simone Tebet (MDB-MS) disse na quarta ser contra a tentativa de senadores governistas de incluir a capitalização na reforma da Previdência durante a tramitação no Senado. A presidente da CCJ alertou que, mesmo por meio de uma PEC paralela, a medida pode gerar embates, atrasar e prejudicar a aprovação da reforma. "Qualquer questão polêmica como esta vai atrasar a agenda, prevista para 60 dias no Senado", afirmou. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) estima que a reforma seja votada em primeiro turno no plenário no dia 18 de setembro e em segundo turno no dia 2 de outubro, e poderá ser promulgada até 10 de outubro. Para Simone, como não há acordo de lideranças sobre a capitalização, senadores contrários poderão usar o regimento para postergar prazos e atrasar a reforma. O relator Tasso Jereissati (PSDB-CE), que é a favor do modelo de capitalização, também avalia que não é prudente incluir isso na pauta agora. "O tema foi 'demonizado' na Câmara e pode contaminar algumas discussões, como a inclusão de Estados e municípios nas mudanças", disse o tucano.

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS