Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Educação e Carreira Sábado, 03 de Julho de 2021, 15:32 - A | A

Sábado, 03 de Julho de 2021, 15h:32 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Varejo: veja por que você deve investir em ações no ramo

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Dados acima do esperado para este ano mostram que setor pode ser ótimo investimento

Divulgação/Istock

ColunaEducaçãoECarreira

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados referentes ao mês de abril da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), relativos às vendas do comércio varejista, com números que foram recebidos com entusiasmo pelos economistas.

Segundo a pesquisa, as vendas no varejo subiram 1,8% em abril de 2021 em relação a março do mesmo ano. Em comparação com abril do ano passado, as vendas cresceram 23,8%. A projeção para esse mês era de alta de 0,1%, comparando com março deste ano, e de 19,8%, comparando com abril de 2020. Com todos esses números positivos, as ações do comércio varejista avançaram na Bolsa e deixaram muitos investidores ansiosos pelos resultados futuros.


Economistas destacam que as vendas se contraíram no primeiro trimestre por causa do cancelamento do auxílio emergencial, inflação, alta no número de contaminados pelo coronavírus e novas restrições necessárias para conter a pandemia. Contudo, é alta a expectativa dos pesquisadores com o segundo semestre.


O avanço na vacinação, a maior mobilidade e a reabertura gradual podem ser aproveitados pelo setor com grandes chances de recuperação e estímulo fiscal.


Os principais destaques positivos na pesquisa foram as compras de vestuário e calçados, que cresceram em torno de 14%.


Já as vendas do segmento de hiper e supermercados registraram queda de 1,5% nos meses de 2021 e projetam uma queda de até 1,6% no ano. Isso acontece por conta da estocagem dos consumidores durante o período de incerteza no começo do isolamento.


Visão positiva impera no setor de vestuário
As compras de vestuário devem ser as principais beneficiadas com a reabertura e o movimento de retomada da economia, segundo os especialistas.


Outra coisa que pode dar uma mãozinha a este setor é a reabertura dos shoppings centers. Depois de sofrerem muito durante quase todo o ano de 2020, as administradoras desse centro comercial podem ajudar no reaquecimento do varejo, com uma alta da cobertura vacinal.


Com a volta dos eventos, é normal que as pessoas invistam mais em roupas para participar de eventos sociais dos quais se privaram nos últimos meses.


O fenômeno das “compras por vingança” após meses de isolamento social certamente vai fazer crescer a compra de meia, cueca, sapato e roupa no estilo casual chique – itens que deixamos de lado nas compras do ano passado, mas que agora que temos mais esperança em voltar a ocupar as ruas com mais segurança, prometem voltar com tudo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS