Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Educação e Carreira Sábado, 13 de Agosto de 2022, 16:47 - A | A

Sábado, 13 de Agosto de 2022, 16h:47 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Saiba o que é necessário para vender uma empresa

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça algumas dicas para ajudar na venda do seu negócio sem ter prejuízos financeiros

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

O processo de venda de uma companhia costuma ser um processo longo, por isso é importante, antes de colocar uma empresa à venda, preparar o negócio com antecedência para aproveitar as melhores oportunidades do mercado. Independentemente do motivo da venda, existem alguns passos que vão ajudar a fazer a transação. Conheça algumas dicas para vender o seu negócio de forma mais eficaz.

● Qual o melhor momento para vender uma empresa?
É muito importante evitar que acontecimentos do dia a dia imponham o momento de vender a empresa. O processo de saída de um negócio precisa ser planejado e executado com antecedência. Quanto mais rápido o empresário antecipar essa ação, melhor será o resultado. Independentemente do estágio que se encontra a empresa, é importante se antecipar aos fatos para seguir um melhor caminho e não ter prejuízos na venda.

● Alinhamento entre sócios e percentual de cotas
Normalmente, uma empresa possui sócios, e, neste caso, é necessário um alinhamento para a venda parcial ou total da empresa. Essa decisão é importante, pois impacta no perfil do futuro investidor. Uma conversa franca entre os sócios pode definir se eles têm interesse em comprar a sua parte, ou mesmo se pretendem vender 100% do negócio. Visto isso, pode-se traçar um perfil do comprador, o que facilita na hora de vender a empresa.

● Valor da empresa
O valor de uma empresa precisa ser calculado de forma profissional e com métodos que já consideram produtos e serviços, lucros, capital de giro, ativos, patentes, clientes, estoque, entre outros. Uma companhia pode ser avaliada usando três metodologias: valor de empresas comparáveis (múltiplos), valor de ativos e passivos (asset value), e capacidade de gerar caixa nos próximos anos (fluxo de caixa descontado – DCF). O método mais utilizado e valorizado no mercado para saber o valor da empresa é o DCF, que utiliza projeções de fluxo de caixa e descontos para chegar à estimativa do valor atual da companhia.

● Preparação de documentos
A preparação dos documentos precisa ser feita com muita cautela, para que não gere dúvidas para o investidor que pretende comprar a empresa. Ter demonstrações financeiras organizadas e com transparência é fundamental para uma venda bem-sucedida. Alvarás, registros, licenças, documentação financeira e jurídica, como contrato social, marcas, patentes e certidões negativas, são alguns exemplos de documentos necessários. Uma consulta na Receita Federal e CAC, para verificação de possíveis pendências, também é importante. Tudo precisa ser formalizado antes da venda.

Um NDA, que é um termo de confiabilidade assinado na transação, também pode ser necessário, para não correr o risco de informações estratégicas do negócio serem vazadas. Esse contrato protege ambas as partes em termos de informações disponibilizadas na negociação, e tem um prazo de 3 a 5 anos de duração.

Vender uma empresa é um processo delicado, complexo e que leva tempo. Planejar o melhor momento de venda, ser transparente nas informações e negociar de acordo com o valor real da empresa é a chave para o sucesso na hora de passar adiante a empresa e conseguir fazer um bom negócio.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS