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Educação e Carreira Domingo, 10 de Julho de 2022, 12:23 - A | A

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Coluna Educação e Carreira

Experiência do funcionário em foco: como reter e desenvolver talentos com a oferta de benefícios flexíveis

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Possibilidade de expandir benefícios valoriza funcionários e também ajuda no employer branding

iStock

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As empresas, atualmente, precisam estar antenadas nas tendências do mercado para reter os seus talentos. Não se fala, aqui, de lançamentos de produtos ou serviços, mas, sim, de dar um olhar atento à cultura corporativa que a empresa adota para com os seus funcionários, e isso também tem a ver com as tendências que o mercado tem adotado na área de Recursos Humanos (RH).
Para reter os talentos e desenvolvê-los, é necessário pensar em toda a estrutura que a empresa oferece para os funcionários. E, entre essas estruturas, estão os benefícios concedidos pela empresa.

A experiência do funcionário em pauta
Mais do que nunca está se falando da experiência do funcionário; de acordo com dados da consultoria Gartner, 28% dos gestores de Recursos Humanos creem que a experiência do funcionário é crucial para que uma empresa continue a crescer. E essa crença se comprova com dados do LinkedIn: as empresas estão começando a trabalhar para os funcionários, mudando todo o mindset para um mundo moderno em que o funcionário tem mais poder sobre sua carreira.

 

Há, inclusive, uma área do marketing focada na imagem de uma empresa para funcionários e para atrair novos funcionários: trata-se do employer branding, que tem o intuito de divulgar a imagem de uma empresa pela ótica dos funcionários que nela trabalham. Isso, na prática, ajuda a atrair novos possíveis colaboradores e, também, retém os que já estão na empresa ao demonstrar os benefícios de se trabalhar nela.

Falando em benefícios…
Com foco na experiência dos funcionários, as empresas passaram a pensar em novas estratégias para reter os talentos. O employer branding ajuda – e muito –, porém só é possível aplicar métodos de employer branding se a empresa realmente oferece um bom local de trabalho aos funcionários. Um destes pontos é a possibilidade de flexibilizar os benefícios concedidos.

 

Além de vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte e convênios médicos, por exemplo, hoje também se fala em auxílio home office, em que a empresa subsidia parte dos custos com internet e móveis para garantir a ergonomia do colaborador. Há também empresas que unificam os benefícios para funcionários de uma maneira prática e que respeita o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ao colocar os valores do vale-alimentação e do vale-refeição em um único cartão. Isso dá mais segurança jurídica e flexibilidade para os funcionários.

 

Além disso, outros benefícios como vale-cultura e incentivos para estudos (inclusive em uma universidade corporativa da própria empresa) também são benefícios que favorecem muito a retenção de talentos. Os trabalhadores começam a se sentir valorizados pela empresa, que consequentemente também desenvolve seus talentos.

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