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Educação e Carreira Domingo, 17 de Julho de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 17 de Julho de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Alfabetização: como participar do processo de aprendizagem

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Existem diversas teorias sobre o início da alfabetização das crianças que variam de acordo com as diferentes frentes educacionais; saiba como auxiliar no processo de letramento do seu filho

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Desde crianças, lidamos com um mundo repleto de linguagens e expressões. Sejam as vozes das pessoas na rua ou o som da televisão na sala, quando as crianças começam a identificar esses sons, elas já estão em fase de alfabetização, porém é no ambiente escolar que ela começa a ser desenvolvida.

Durante essa etapa, a aprendizagem se confunde com o brincar, e as crianças têm contato com diferentes ferramentas de linguagem de uma forma lúdica, facilitando a assimilação dos símbolos escritos. Assim é criada uma experiência que insere os estudantes em uma rotina estruturada do processo de alfabetização.

Algumas crianças já começam a vida escolar com algum conhecimento sobre códigos e combinações alfabéticas, e outras só elaboram essa linha de pensamento quando entram em aula. Para os especialistas, não é necessário esperar o início da vida escolar para apresentar às crianças os códigos, e o intervalo de tempo para esse começo pode ser entre 4 e 7 anos de idade.

Respeitar o processo da criança dentro dessa faixa de idade é fundamental, pois cada criança tem seu ritmo de aprendizado. Assim como alguns bebês começam a andar com 11 meses e outros, com 14, algumas crianças já conseguem decifrar as primeiras palavras aos 5 anos, enquanto algumas só irão conseguir aos 7. Nada disso significa problemas de desenvolvimentos, mas, caso seja necessário, é possível consultar um profissional de psicologia ou pedagogia.

Quando as escolas começam a introduzir de maneira gradual as letras e as sílabas, a abordagem inicial deve envolver o lúdico, o sensorial e uma didática que estimule a curiosidade da criança. As brincadeiras possuem um papel fundamental na aprendizagem nesta fase.

Ler para as crianças, cantar e desenvolver a coordenação motora fina são formas de trabalhar a coordenação motora fina de forma divertida, facilitando habilidades que serão necessárias para aprender a ler e escrever. A alfabetização infantil pode apresentar alguns desafios maiores ou menores, dependendo do aluno, da situação familiar, do método de ensino usado e do contexto sociocultural.

A estimulação cultural é fundamental para o processo de alfabetização da criança. Mesmo que ela vá para a escola, os pais têm a responsabilidade de prover um ambiente que a ajude a desenvolver gosto pelos estudos e curiosidade, motivando-a a aprender.

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