Campo Grande/MS, Quinta-Feira, 15 de Abril de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021, 12h:33
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Saiba como refrescar a casa nos dias mais quentes

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Cores, plantas, tecidos e equipamentos certos melhoram a qualidade de vida durante o verão

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Estamos vivendo a década mais quente já registrada, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial. E, enquanto a tendência para os próximos anos for o aumento iminente, além de adotar práticas sustentáveis para contribuir com o meio ambiente, será cada vez mais preciso fazer uso de dicas e truques que ajudam a manter a casa refrescada.

Os dias mais quentes e secos são também os dias com os maiores índices de poluição. Consequentemente, não respiramos direito e temos a sensação de que o calor está ainda maior do que a temperatura oficial. Por isso, vale a pena investir em produtos que visam o conforto, como o purificador de ar, o umidificador de ar e o circulador de ar.

Ventiladores também colaboram muito com o bem-estar durante o verão. Além de gerar uma corrente de ar no ambiente, eles podem ser adaptados para virarem uma espécie de climatizador e dissipar ar gelado por todo o cômodo. Basta prender garrafas de água gelada, ou com gelo, na frente das hélices e aproveitar a brisa refrescante.

Deixar uma bacia com água nos ambientes que estão sendo utilizados faz com que o ar fique mais úmido na medida em que a água evapora, assim como borrifar água no ar de tempos em tempos. Uma outra dica é apostar no uso de óleos essenciais como o de limão, eucalipto e menta, pois eles provocam a sensação de frescor.

A decoração também é uma aliada. Aproximar o lar da natureza, por meio da decoração com plantas, deixa os espaços visualmente mais aconchegantes e também refresca. As plantas colaboram com a oxigenação do ar enquanto fazem fotossíntese e deixam o ar mais úmido na medida em que transpiram, tornando o ambiente mais agradável.

Mas como nem toda planta é ideal para essa função, pesquise qual é o tipo certo e a posicione de acordo com as necessidades. Algumas espécies precisam de cuidados como luz direta ou indireta, regas frequentes ou espaçadas, mas são muito valiosas para o ar.

A escolha de cores também contribui com a sensação térmica. Cores pretas, por exemplo, absorvem o calor, enquanto as brancas refletem. Por isso, uma decoração baseada em tons mais claros é a melhor opção para quem deseja áreas com temperaturas mais baixas.

A dica das cores vale também para a escolha dos tecidos, especialmente as cortinas, que garantem privacidade, sem interromper a brisa da janela. Para a roupa de cama, prefira tecidos 100% algodão, pois eles são respiráveis e garantem noites mais frescas. Teste essas recomendações e melhore sua qualidade de vida durante o verão.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix