Campo Grande Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 14 de Agosto de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 14 de Agosto de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Bem-Estar

Práticas que ajudam a manter a saúde mental em dia

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

No dia 10 de agosto, é comemorado o Dia da Saúde Mental no mundo inteiro; saiba como manter hábitos saudáveis, de acordo com a sua rotina

iStock

ColunaBem-Estar

Para manter a saúde mental em dia, deve-se ter práticas que devem ser feitas diariamente. Desde 1950, a OMS (Organização Mundial da Saúde) determinou que no dia 10 de agosto seria comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, para lembrar a todos, no mundo inteiro, a importância de se cuidar.


Falar sobre a saúde, principalmente a saúde mental, é um tema que tem sido abordado constantemente na vida da população, especialmente após o início da pandemia de COVID-19, que levou as pessoas a ficarem mais ansiosas e depressivas.


Somente no Brasil a ansiedade afeta em torno de 18,6 milhões de pessoas, chegando a 10% da população – dados fornecidos pela OMS, que, com base nesses cálculos, chega à conclusão de que o país é o que tem o maior índice de ansiosos, comparado aos outros países do mundo. Além de afetar a saúde das pessoas, acaba impactando em todos os aspectos da vida social e profissional, pois pode gerar afastamento no trabalho, assim como depressão.


Porém existem formas de lidar com a saúde mental que melhoram positivamente o bem-estar das pessoas, criando hábitos saudáveis na rotina e podendo estimular o cérebro a trazer qualidade de vida.


Por exemplo, jogar xadrez pode ajudar muito na questão da memória e concentração, pois estimula o cérebro a criar raciocínios lógicos, consequentemente desenvolvendo um maior nível de QI.


Ler livros também pode ser uma maneira de exercitar a concentração e de manter a mente mais calma, assim como meditar, que ajuda a manter o foco na respiração e traz a sensação de relaxamento mental e corporal.


Se possível, fazer terapia é ótimo para manter a saúde mental em dia; afinal, a comunicação é essencial para o ser humano, assim como escrever também é uma forma de se expressar e colocar os sentimentos para fora da mente. Transformando-os em palavras, acaba trazendo sensação de alívio e, consequentemente, aliviando sintomas de ansiedade.


Além de cuidar do cérebro, se atentar aos cuidados em relação ao corpo é essencial, como inserir no dia a dia hábitos alimentares saudáveis, idas regulares a profissionais formados na faculdade de odontologia e também praticar exercícios físicos. Cuidar do corpo afeta diretamente a saúde mental, pois, com alimentos mais leves e nutricionalmente adequados, conciliados à atividade física, ajuda na autoestima e na sensação de bem-estar, por conta dos hormônios liberados durante a prática.


O importante durante o processo de mudança de hábitos saudáveis em prol da saúde física e mental é manter a constância e determinação para atingir as metas desejadas.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS